Como alcançar a felicidade em 2019? Três importantes ensinamentos para seguir nesse novo ano

Como alcançar a felicidade em 2019? Três importantes ensinamentos para seguir nesse novo ano

Rabino Samy Pinto traz ensinamentos do pensamento milenar judaico para começar o ano mais feliz

“Ser feliz” é uma das principais resoluções de ano novo. É só dar uma olhada nas listas para vermos o que as pessoas desejam fazer para alcançar a felicidade em 2019, se alimentar melhor, parar de fumar, ler mais, ajudar mais o próximo, um novo emprego, e tantas outras. Mas como de fato alcançar a felicidade?

Para ajudar a responder essa pergunta e começar o ano de 2019 feliz da vida, o rabino Samy Pinto, responsável pela Sinagoga Ohel Yaacov, traz três ensinamentos. “De acordo com o pensamento milenar judaico, a felicidade, a alegria interna e verdadeira, é alcançada quando nos aproximamos mais de Deus. Isso parece abstrato, mas quero mostrar que não é”, diz o rabino.

Seguem os três percursos que você deve percorrer para começar o ano novo cheio de felicidade:

Faça o bem o tempo todo

A pessoa se sentirá mais próxima de Deus, e consequentemente alcançará um estado de felicidade e de alegria interna, quando ele praticar o bem. Fazer o bem. “A própria existência do mundo se deve pela criação divina. Deus quis o bem, Ele quis dar a oportunidade da existência. Então quando reproduzimos esse gesto, de dar a oportunidade do outro existir e viver, e de se sentir bem, estamos nos unindo e nos aproximando de Deus. Assim, rapidamente você se sentira feliz”, explica o rabino.

Pense bem do próximo

Para o rabino Samy, o principal motivo das pessoas estarem cada vez mais afastadas de alcançar a felicidade é porque a humanidade está cada vez mais acostumada a pensar negativamente dos outros. “Essa é na verdade, dentro da sabedoria milenar judaica, o maior de todos os adversários. Nós pensamos negativamente dos outros. Esse é um bloqueio de felicidade e alegria. Isso nos corrói, isso nos consome e até ficamos doente com isso” comenta.

Samy destaca um ensinamento da torá, no Levítico da bíblia, capítulo 19, que devemos julgar as pessoas com justiça, e não fazer pré-julgamentos, que nos leva a um pensamento negativo. “Então seja justo, tenha calma e busque o equilíbrio. Os nossos grandes sábios de Jerusalém diziam, no Talmud, que sempre se deve ver o outro pelo mérito dele. Isso pode ajudar bastante para alcançar a felicidade”, explica.

Veja como anda a produção da sua fala

A última questão que parece prática para alcançar a felicidade depende muito da nossa fala. “Tudo que se tira da boca, produz um estado de espírito, uma áurea ao seu redor. Se você é uma pessoa que está encontrando dificuldades, adversidades, tire da boca a palavra problema. Diga que isso é um teste, um desafio, e que isso vai te aprimorar como pessoa”.  

Manter a positividade é essencial para conquistar uma vida mais feliz. “Diga sempre “eu posso”, “eu consigo” e “eu acredito”, a fala positiva produz aberturas de porta. Assim devem ser feitas nossas produções verbais”, completa. “Se a pessoa quer uma fórmula para alcançar a felicidade e quer um ano novo com um outro astral, uma outra agenda, são esses os três os percursos que ela deve fazer”, finaliza o Rabino Samy.

Sobre o Rabino Samy Pinto O Rabino Samy Pinto é formado em Ciências Econômicas, se especializou em educação em Israel, na Universidade Bar-llan, mas foi no Brasil que concluiu seu mestrado e doutorado em Letras e Filosofia, pela Universidade de São Paulo (USP). Foi diretor do Colégio Iavne, por 22 anos. O Rav. Samy Pinto ainda é diplomado Rabino pelo Rabinato chefe de Israel, em Jerusalém, e hoje é o responsável pela sinagoga Ohel Yaacov, situada no Jardins também conhecida como sinagoga da Abolição

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS