Futuro do Desenvolvimento Humano: BIOHACKING

Futuro do Desenvolvimento Humano: BIOHACKING

O futuro da tecnologia não está ao nosso redor, está dentro de nós. Nas palavras de Elon Musk: “Nós já somos ciborgues”.

Faça uma pequena análise… o uso de remédios, óculos, aparelhos auditivos e a abundante tecnologia disponível, para todos que podem pagar,vem provocado a expansão das capacidades naturais do corpo humano todos os dias!

Através do excitante mundo do BioHacking e do aparentemente inevitável futuro que é o Transumanismo, a ciência está alcançando  diariamente novos patamares. A tecnologia  vem sendo incorporada em nossas vidas diárias e dentro de nossos corpos físicos, podemos ser solicitados a perguntar: quanto tempo até que fiquemos mais computadores do que humanos?

Você já ouviu falar de hackers, hackers de smartphones, hackers de e-mail. Você já ouviu falar de eleições de hackers. Mas e quanto a invadir seu corpo? 

O conceito é chamado de biohacking. No começo, parece algo do Admirável mundo novo .Mas Biohacking é realmente tudo sobre evolução e auto-aperfeiçõamento. 

Embora possa variar de projetos caseiros de bricolagem a experimentos de laboratório de alta tecnologia, há várias maneiras de começar a incorporar métodos de BioHacking à sua rotina diária, algo que já faço por cerca de 3 anos desde quando criei uma das primeiras startups desse tema que não conhecia.

BioHacking é essencialmente a prática de mudar nossa química e nossa fisiologia através da ciência e auto-experimentação. É uma definição ampla, mas também porque a ideia de “Biohacking” está em constante evolução. Pode ser tão simples quanto implementar mudanças no estilo de vida e na dieta que melhorem o funcionamento do seu corpo. 

Pode ser tão diário quanto usar tecnologia vestível para ajudá-lo a monitorar e regular dados fisiológicos, ou pode ser tão extremo quanto usar tecnologia de implante e engenharia genética.

As possibilidades são infinitas, mas estão todas enraizadas na idéia de que podemos mudar nossos corpos e nossos cérebros, e que, ao fazê-lo, podemos finalmente nos tornar mais inteligentes, mais rápidos e melhores como seres humanos.

BioHacking é uma subcultura em crescimento que explora as maneiras pelas quais podemos alterar nossos próprios corpos; não só para repará-lo, mas para melhorá-lo. Intervenções de biohacking variam de modificação estética a tecnologias complexas sendo implantadas nos corpos das pessoas.

Enquanto a humanidade continua avançando, trazendo à vida ao aparentemente impossível todos os dias,  seria a hora de parar para considerar as consequências ?Ou devemos continuar a empurrar as fronteiras do nosso mundo moderno? 

A arte e a ciência do BioHacking estão se expandindo ou preenchendo a lacuna entre humanos e computadores.

O transumanismo pode parecer um conceito de ficção científica, mas à medida que a humanidade continua em seu caminho evolutivo, provavelmente se tornará comum. Indepedentemente quaisquer que sejam nossos futuros, parece inevitável que a tecnologia simplesmente não evolua ao nosso redor, mas dentro de nós.

A evolução em si está evoluindo. O que começou como “sobrevivência do mais apto” agora inclui elementos sociais que influenciam e influenciam esse paradigma mais simples.

 A definição clássica de evolução é composta de dois fatores – mutação e seleção. Mutação é a aleatoriedade que recebemos quando os genes se replicam. A maioria das mutações não é benéfica… fibrose cística, anemia falciforme, hemocromatose, etc., que causam a morte ou, pelo menos, uma chance menor de encontrar um parceiro e aumentar a prole com êxito. 

A outra metade da evolução é a seleção. Seja artificial ou natural, a seleção é a seleção.O resultado final é o mesmo. O que é interessante sobre seleção é que estamos optando por processos seletivos, um por um. Com o advento da ciência médica e tecnologia aprimorada, Estamos resolvendo com sucesso doenças que teriam matado bebês recém-nascidos e idosos. Somos capazes de corrigir o resultado de doenças genéticas – defeitos na válvula cardíaca e outras condições letais podem agora ser reparadas. Graças à ciência e à tecnologia, essas pessoas agora podem viver suas vidas.Mas podemos também influenciar o fim da mutação do mecanismo evolucionário? Talvez, ousamos sugerir, projetar inteligentemente o futuro da humanidade?

Estamos obviamente à beira de uma revolução nas terapias genéticas e na modificação genética do genoma humano. Esses avanços são poderosos e alguns podem temê-los, mas a engenharia genética é a coisa moral que devemos em prol do futuro da humanidade. Todos concordam que é a coisa moral e correta salvar a vida de um bebê com uma condição genética letal, mas a cirurgia só corrige o sintoma. Essa pessoa crescerá e provavelmente passará a mutação genética letal para o futuro através de seus descendentes. 

Portanto, não seria a coisa moral e correta a ser feita para corrigir a mutação genética?

Se esperamos que se espalhe para além deste planeta e deste sistema solar, devemos adotar tecnologias de modificação genética para que possamos construir seres humanos mais adequados para viagens interestelares.

A Tecnologia e Conhecimento permanecerá evoluindo e nós também devemos realizar esse caminho em prol da nossa evolução física, mental, espiritual, enfim evolução sistêmica.

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS