Guia do Estudante classifica cursos do UNIFEMM entre os melhores do Brasil

Guia do Estudante classifica cursos do UNIFEMM entre os melhores do Brasil

Uma das principais referências do ensino superior brasileiro, o Guia do Estudante Profissões – Vestibular 2019, publicação da Editora Abril, chegou às bancas no final de novembro. Em sua avaliação, a nova edição traz cinco cursos do UNIFEMM entre os melhores do Brasil. O principal destaque foi a graduação em Administração, que recebeu 4 estrelas em uma escala de 1 a 5, junto com Ciências Contábeis, Direito, Educação Física e Enfermagem, todos com nota 3.

Ao longo do ano são pesquisados e classificados mais de 16 mil cursos em mais de 2 mil Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil. A avaliação é feita por professores e coordenadores das principais universidades do país e tem como critério a qualidade do projeto didático-pedagógico, o quadro de professores, com suas titulações, e a infraestrutura. “Junto com as avaliações e notas aplicadas pelo Ministério da Educação (MEC), o Guia do Estudante é um importante indicador da educação no Brasil. Termos cinco cursos incluídos entre os melhores do país nos enche de orgulho. É resultado da qualidade de ensino da principal instituição de ensino da região”, afirma o reitor do UNIFEMM, Dr. Antônio Bahia.

A inclusão da Administração na 28a edição Guia do Estudante não é surpresa. Desde 2009, o curso é bem cotado na publicação da editora Abril. Mas este ano subiu no ranking, ao passar de 3 para 4 estrelas. “Acredito que essa melhora na avaliação é consequência do nosso direcionamento, pois trouxemos para dentro da sala de aula a questão da inovação e do empreendedorismo”, observa a coordenadora do curso, Luciana Branco. Além de trabalhar o tema ao longo dos períodos, os alunos participam ativamente de projetos como o StartUp Universitário, do Governo de Minas Gerais, e da Virada Empreendedora, de a forma incentivar as novas ideias. “Os nossos professores contribuem muito para a implantação dessa mentalidade, trabalhando estes assuntos dentro de sala de aula. Assim, foi uma mudança positiva e que nos trouxe bons resultados”, avalia.

Outro já habituado com as boas classificações, o curso de Educação Física também foi incluído entre os melhores do país. Para a coordenadora Dalva do Anjos, tanto o resultado do ENADE em 2016 e a classificação no Guia do Estudante estão interligados. “A publicação considera três aspectos fundamentais para o bom aprendizado dos nossos alunos, que são o corpo docente, o projeto didático-pedagógico e a infraestrutura. O resultado disso só podia nos levar à nota máxima no último ENADE”, observa.

Entre os destaques do curso está a infraestrutura, que conta com um dos mais completos Complexos Esportivos de Minas Gerais, com o Ginásio UNIFEMM, a pista de atletismo, campo de futebol e academia. “É um excelente resultado. Tenho a certeza de que a instituição faz um trabalho de excelência e oferece um ensino de qualidade aos estudantes da região”, afirma Dalva dos Anjos.

 

Investimento na Inovação

Segundo Dr. Antônio Bahia, estes resultados refletem os diversos investimentos realizados pela instituição. Dentre eles, está a aposta na inovação e no empreendedorismo como linhas condutoras dos cursos. “Não como palavras comuns e banalizadas tão usadas no mercado. Mas principalmente na integração dentro da formação do aluno, não só nas metodologias de ensino, mas também na participação e conexão com o Santa Helena Valley, o StartUp Universitário e o SebraeLab”, explica o Reitor.

Para incentivar ainda mais os estudantes, anualmente são realizados diversos eventos acadêmicos em todos os cursos. No primeiro semestre acontece a Feira de Tecnologia, a Feitec, e no segundo o Trilhando Competências com os alunos das Engenharias, Ciências Gerenciais, Arquitetura e Urbanismo e os Cursos Tecnológicos (CST). “Isso coloca nossos estudantes em contato com o que há de mais atual na inovação e no empreendedorismo”, revela Dr. Antônio Bahia.

No final de cada semestre, os estudantes do 8o período de Administração e Ciências Contábeis participam da Feira da Empresa Simulada. Na oportunidade, os alunos apresentam o resultado do trabalho realizado ao longo do último ano, em que eles criam, montam e estruturam uma empresa completa, desde a definição dos produtos até a sua comercialização.

Por Ascom

Sobre o autor

COMENTÁRIOS