CONHEÇA 15 BENEFÍCIOS DA LEITURA

CONHEÇA 15 BENEFÍCIOS DA LEITURA

O livro é considerado um dos principais meios de comunicação existentes em nossa sociedade. Através dele somos capazes de alcançar o conhecimento e de desenvolvermos nossa criatividade e criticidade. Conhecendo novos mundos e novas culturas sem sair do lugar.

 

É importante que o hábito da leitura seja desenvolvido desde criança, como forma de aprimoramento da linguagem e comunicação com o mundo.

 

Dentro de um livro podemos viver diferentes histórias, grandes aventuras, sentir diversas emoções, basta ter a coragem de abri-lo a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

CONHEÇA 15 BENEFÍCIOS DA LEITURA

 

Tranquilidade

Em momentos de stress, desligar-se um pouco do mundo e entrar no universo do livro pode ser ótimo para trazer tranquilidade e paz para a sua mente.

 

Entretenimento

Ler é uma forma de entretenimento que custa pouco. Comprar um livro é mais barato do que você imagina e pode custar bem menos do que outros tipos de diversões – Principalmente se você pesquisar preços na internet ou em sebos.

 

Dormir melhor

Crie o hábito de ler antes de dormir, pois isso ajuda a relaxar e a desligar de tudo o que aconteceu durante o dia, o que consequentemente auxilia a ter uma noite de sono bem mais tranquila.

 

Sensibilidade

O hábito de leitura também ajuda a aumentar a sensibilidade que você tem em relação aos males do mundo, o que te torna alguém mais humano e disposto a ajudar quem precisa.

 

Previne Alzheimer e demência

Exercitar o cérebro com a leitura ajuda a prevenir doenças como o Alzheimer e a demência, além de também prevenir outras enfermidades ligadas a cognição.

 

Estímulo mental

Da mesma forma que os músculos do corpo precisam de exercícios físicos para ficarem fortes e saudáveis, o cérebro também precisa se exercitar. A leitura é uma das formas mais fáceis de exercitá-lo e garantir o equilíbrio e saúde da sua mente.

 

Conhecimento

Aumentar o conhecimento através da leitura é prazeroso e pode ser muito útil em diversas situações da sua vida. Seja para ter mais bagagem, para se engajar em conversas ou para ter informações úteis para se utilizar no trabalho, a leitura também auxilia nesses pontos.

 

Pensamento Crítico

Desvendar o enredo de uma história ajuda a estimular o nosso pensamento crítico e lógico. Ter uma mente mais sagaz é um dos efeitos de ler com frequência.

 

Concentração

Para ler um livro, você precisa estar concentrado na leitura e manter o foco. Com o tempo, essa habilidade de concentração se estende também para outras tarefas do seu dia a dia.

 

Escrever melhor

Quem lê muito também acaba ganhando repertório para escrever melhor. Você acaba aprendendo diversos estilos de escrita e vai absorvendo eles para utilizar nos seus próprios textos.

 

Empatia

Ler te faz entrar na mente dos personagens do livro e, com isso, você acaba entendendo melhor como funciona a mente de outras pessoas. Dessa forma, a sua empatia vai melhorar e ajudar você a se relacionar melhor com o próximo.

 

Confiança

Quando você aumenta o seu conhecimento através de livros, naturalmente você vai se tornando alguém mais confiante e isso também acaba refletindo na sua postura e aparência.

 

Memória

Livros são ótimos para exercitar a memória, já que, quando você para uma história no meio, você precisa relembrar de personagens e acontecimentos quando for retomar a leitura. E ter uma memória boa ajuda muito nas tarefas do cotidiano.

 

Menos stress

Ler ajuda a desligar um pouco os pensamentos do cotidiano, além de transportá-lo (a) para mundos e ideias novas. Dessa forma, contribui para relaxar a mente e reduzir o stress do dia a dia.

 

Vocabulário

Ler mais aumenta o seu vocabulário e isso ajuda a se comunicar melhor, além de também ser muito útil para aumentar a autoconfiança e poder de argumentação e persuasão.

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS