1008 pacientes realizaram mamografia durante Outubro Rosa em Sete Lagoas

1008 pacientes realizaram mamografia durante Outubro Rosa em Sete Lagoas

Secretaria de Saúde se preocupa com ausências. 332 pessoas que tinham exames marcados, faltaram ao compromisso durante a campanha.

As ações da campanha Outubro Rosa promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em Sete Lagoas aconteceram do dia 1º de outubro até 10 de novembro. O foco, neste ano, foi o aumento na oferta de exames de mamografia, grande aliado do público na detecção precoce do Câncer de Mama.

Durante a campanha, foram ofertadas 1340 vagas para realização de mamografias. No entanto, apenas 1008 pacientes compareceram ao CEAE, o Centro Estadual de Atenção Especializada para a realização dos exames. “Habitualmente, oferecemos 990 vagas/mês com realização de 750 exames, dado o número de abstenções. Desta forma, consideramos um aumento de 34,4% no número de mamografias realizadas no período do Outubro Rosa”, destaca Luiz Otávio de Souza, coordenador do CEAE. Para que fosse possível esse aumento na oferta de exames, foi necessário abrir a agenda do CEAE aos sábados. A cada fim de semana, foram agendadas 50 pacientes.

Ausências preocupam e aumentam demanda reprimida por exames e consultas

Apesar de considerar satisfatório o aumento no número de exames realizados, o secretário Municipal de Saúde Magnus Eduardo Oliveira da Silva lamenta o alto índice de absenteísmo. “Trabalhamos com recursos limitados e sabemos que há pacientes que aguardam durante muito tempo uma vaga para realizar a mamografia. Ainda assim, ainda há quem falte ao exame marcado. Desta forma, essa vaga, que poderia ser destinada a outro paciente, acaba ficando ociosa e isso aumenta ainda mais nossa demanda, já que o paciente que faltou, em algum momento, vai voltar para a fila”, explica o secretário.

De acordo com Magnus, as ausências não são exclusividade das agendas de exames. “Essa situação tem se repetido com muita frequência também nas marcações de consultas com especialistas. Ainda estamos fazendo um levantamento mais detalhado, mas já podemos adiantar que o número de pacientes que faltam sem qualquer justificativa às consultas, também é muito alto. Enquanto isso, outras pessoas esperam por uma vaga. É lamentável”, diz o secretário, que faz um apelo para que as pessoas que não puderem comparecer a exames ou consultas, pensem no coletivo e entrem em contato com a Secretaria de Saúde para reagendar seus horários e liberem, desta forma, a vaga para outras pessoas.

Novembro Azul espera detectar ao menos 10 casos de câncer de próstata

Finalizados os trabalhos de conscientização sobre o câncer de mama, a Secretaria de Saúde concentra seus esforços nas ações voltadas à saúde do homem. Para o Novembro Azul, a expectativa é que sejam oferecidas 290 vagas para consultas urológicas. 75 deles são destinadas exclusivamente para rastreio rotineiro do câncer de próstata. “Essa é uma estratégia combinada e articulada juntamente com a Atenção Primária à Saúde e a Central de Marcação. “Nossa expectativa é o preenchimento total dessas vagas. Esperamos detectar, precocemente, ao menos dez casos de adenocarcinoma de próstata”, relata Luiz Otávio.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS