Sete Lagoas registra aumento de casos de conjuntivite

Sete Lagoas registra aumento de casos de conjuntivite

Em caso de suspeita a população deve se dirigir às unidades de saúde

 

A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou uma nota técnica com esclarecimentos sobre a conjuntivite na cidade. De acordo com o documento, as análises epidemiológicas mostraram um aumento de casos da doença nas últimas semanas. O número de casos notificados ainda não caracteriza surto, mas coloca em alerta todas as unidades de saúde.

“Todo o caso de conjuntivite deve ser encaminhado ao serviço de saúde para diagnóstico e orientações quanto ao tratamento e controle. Em caso de suspeita, a população deve se dirigir às unidades de saúde para que possa ser feito o diagnóstico correto e iniciado, o quanto antes, o tratamento. Sugerimos o afastamento de pessoas com conjuntivite aguda dos ambientes coletivos, principalmente o escolar. Todos os usuários que apresentarem sintomas oculares devem ser afastados das suas atividades laborativas pelo tempo necessário a sua cura, conforme orientação médica”, explica Sueli Lacerda, superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas.

A conjuntivite caracteriza-se por olhos avermelhados (hiperemia da conjuntiva), lacrimejamento, pálpebras inchadas e avermelhadas, secreção esbranquiçada em pouca quantidade, sensação de areia nos olhos. São autolimitadas e com duração de aproximadamente 15 dias até a evolução para a cura. Os agentes causadores mais comuns são alergias, vírus e bactérias.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente, por objetos contaminados (equipamentos oftálmicos, toalhas, travesseiros, lenços, etc.), quando não são observados cuidados de higiene pessoal. Dissemina-se rapidamente em ambiente fechado como escolas, creches, escritórios e fábricas.

Para evitar a proliferação da doença, alguns cuidados são necessários. Entre eles, lavar com frequência as mãos e o rosto com água e sabão; evitar coçar os olhos; usar, quando possível, lenços e toalhas descartáveis e/ou individuais; utilizar travesseiros individuais; evitar o uso de objetos (lápis, copos) de pessoas com conjuntivite; evitar atividades de grupo, enquanto a secreção ocular estiver presente, evitar frequentar piscinas e uso de lentes de contato; limpar as superfícies que foram tocadas por pessoas com conjuntivite com água e sabão e, posteriormente, com álcool 70%.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS