Explicando o e-social

Explicando o e-social

Conversamos com o Contador e Advogado Aluisio Barbosa para saber mais .

O e-social chegou para facilitar o trabalho dos profissionais de contabilidade como uma forma de simplificar o envio das informações e declarações como CAGED, RAIS, GFIP e DIRF.
Mas afinal, o que é e como funciona o e-social?

Acompanhe na entrevista abaixo:

Metropoli: Em minas Gerais o que é o é social?
Aloisio Barbosa: O é social é um sistema da receita federal do Brasil que comtempla todas as informações na área de INSS, na área de RH, ministério do trabalho, segurança e saúde do trabalho . Engloba toda a parte do funcionário perante a empresa.

M: Então o é social está combinando o projeto sped ?
A B: Exatamente! O projeto sped já tem mais de 5 anos , então é o último item que eles chegaram foi na área de RH da empresa , então já teve na parte fiscal, já teve na parte de pis/cofis, na parte do estado que contempla. Então essas informações são abertas a todos os órgãos públicos, e agora todos vão estar, só faltava a parte de ministérios do trabalho e INSS que esta sendo contemplado agora pelo e- social.

M: Qual o prazo que as empresas têm pra se adequar?
AB: Para algumas empresas já é obrigatório. Depende do faturamento. Se for 78 milhões elas já estão desde o princípio do ano obrigadas a entregar. Tiveram diversas prorrogações então o prazo máximo é janeiro nós temos que dá para todas as empresas. Seja empresa MEI ( Micro e Empreendedor Individual) até uma empresa Petrobras da vida. Então todas estarão obrigatórias. Todo mundo que tiver empregado seja ela empresa ou não, um condomínio, um médico que tem uma funcionária, o trabalhador doméstico que já tem o é social especifico para ele, que já estar funcionando por lá.

M: Então qual a vantagem das empresas e do trabalhador para fechar o e- social?
AB: O e- social ele dá mais transparência na relação funcionário x empresa evita fraude. Até hoje por incrível que pareça tem empresas que só assinam carteira e não fazem mais nada para empregado.

No e-social terão todas as informações como atestado admissional, atestado admissional, entre outros. Isso vaio facilitar porque os órgãos de fiscalização do governo eles vão estar todos ali com a mesma base de informação. Porque o ditado é o seguinte o ministério do trabalho trabalhava isolado receita federal através do INSS isolado, os órgãos de fiscalização sanitária isolado, agora vai ficar tudo unificado numa única base de dados.

Os contadores foram todos comunicados! Foi bem aberto ao público, tudo muito bem instruído.

É inevitável lógico que vai muda a estrutura de processo, vai chegar alguém aqui ainda dizendo que precisa registrar uma pessoa a 10 dias, e é assim, infelizmente você vai te que registrar hoje. O site é 24h . Basta acessar o site e imprimir na hora o aviso . Super prático, porque se não for assim como você acompanha.

Aluísio é Contador e Advogado. proprietário da Aluísio Barbosa Jr. Contabilidade.

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS