Metropolionline

Prefeitura reabre o Parque Ecológico da Cascata

Para dar início as comemorações dos 151 anos da cidade, os sete-lagoanos receberam de volta um dos maiores cartões postais do município

Sete Lagoas comemorou na tarde desta quarta-feira, 7, a recuperação de uma de suas principais referências turísticas e ecológicas. A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semas) e Sustentabilidade, reabriu o Parque Ecológico da Cascata no alto da Serra Santa Helena. Após uma rápida solenidade, autoridades políticas, militares, servidores públicos, empresários, comerciantes, praticantes de atividades esportivas, ecologistas e visitantes participaram de um passeio para ver de perto as melhorias que foram realizadas no local.

Criado em 1988, na gestão do ex-prefeito Marcelo Cecé, o Parque da Cascata ganhou forma graças a uma parceria com a Embratur. As principais estruturas foram construídas naquela época. Porém, no início de 2014 o acesso do público foi impedido com a promessa de reforma no local. A proposta não saiu do papel, mas ganhou da atual administração o compromisso de sua recuperação.

Desde 2017, a Semas trabalha na revitalização. O projeto vai muito além da simples reforma. Com a nova proposta, o parque ganhou status de ecológico o que permite uma relação mais forte com outras esferas governamentais e sua plena preservação ambiental. “Agradeço todas as parcerias que garantiram esta reabertura. Neste momento de dificuldades, conseguirmos esta realização sem precisar de investimento financeiro. Agora, o parque volta a ser do cidadão, mas a prioridade será sempre sua fauna e flora”, comentou Nadab Abelin, secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Durante a solenidade de abertura o prefeito Leone Maciel destacou uma das marcas de seu governo que é penalizado pela falta de repasses do governo estadual o que totaliza mais de R$ 108 milhões. “Trabalhamos sempre tirando o ‘s’ da palavra crise. Sempre digo aos meus secretários e assessores, criem. Este é um momento de grande emoção porque estamos cumprindo uma promessa e devolvendo para sete-lagoanos e turistas este santuário ecológico”, comentou.

O Parque Ecológico da Cascata ganhou nova jardinagem, pintura na portaria e demais imóveis e ainda teve trilhas e o entorno do lago recuperados. “Em poucas cidades de Minas Gerais podemos encontrar tantas belezas naturais. Esta recuperação é motivo de muita comemoração”, comentou o vice-prefeito Duílio de Castro.

O ex-prefeito Marcelo Cecé fez questão de prestigiar a reabertura e ainda caminhou por trilhas e viu de perto como o parque ficou. “Inaugurei este parque há 30 anos e fico muito feliz com esta revitalização. Plantei a árvore e essa administração está ajudando a dar frutos. Preservar o meio ambiente e fortalecer o turismo é um dos atos mais importante que qualquer governo municipal pode fazer”, disse.

O Parque Ecológico da Cascata será aberto ao público de sexta-feira a domingo, de 8h às 17h. Por se tornar ecológico, o espaço é destinado a visitação e contemplação da natureza. Não é permitido, por exemplo, levar animais de estimação, churrasqueira, produtos inflamáveis, equipamentos de som, nadar, pescar e comercializar produtos diversos.

PROTEÇÃO – A proteção do parque será reforçada pela Brigada de Incêndio que atua na APA Serra Santa Helena 24 horas por dia. A sede do agrupamento fica bem na entrada e o monitoramento é reforçado por carros, motos e drone.