Saúde dos olhos

Saúde dos olhos

Quase 19% da população, cerca de 35 milhões de brasileiros, sofre de alguma alteração visual segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Alguns desses problemas de visão podem estar relacionados a algum fator genético, outros, como glaucoma, catarata, doenças maculares e ambliopia, podem ser evitados com cuidados rotineiros.

Além do teste do olhinho, também é importante realizar o exame oftalmológico, feito geralmente a partir dos três anos de idade, quando a criança já se comunica de forma clara com o médico.

Cabe aos pais prestar atenção ao comportamento dos seus filhos. Caso note que ele não acompanha os movimentos de luz ao seu redor ou que suas pupilas apareçam brancas em fotos (como se fossem olhos de gatos), é preciso procurar ajuda médica o mais rápido possível.

O exame é importante para identificar e corrigir problemas comuns, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. No consultório, é medida a acuidade visual e a musculatura ocular extrínseca, além do mapeamento de retina e biomicroscopia, exame que verifica as estruturas externas e internas do globo ocular por meio de diversos aumentos ópticos, como o equipamento chamado Lâmpada de Fenda ou Biomicroscópio Ocular.

Já o exame de fundo e pressão do olho começa a ser realizado na fase adulta. Em casos especiais, a pressão do olho deve ser avaliada ainda quando o paciente é criança. Este exame permite que o médico analise a porção mais profunda do globo ocular e a pressão intraocular. Pode ser realizado preventivamente, como um exame de rotina, mas a partir dos 40 anos torna-se fundamental para descartar males como o glaucoma, caracterizado pelo aumento da pressão dentro do olho.

É importante entendermos que a saúde geral do paciente também afeta a visão por meio de doenças como hipertensão arterial, diabetes, problemas cardíacos e histórico familiar. Tais doenças podem ser prevenidas por meio de hábitos saudáveis, como alimentação adequada, exercícios físicos e controle do estresse.

ÓCULOS

Os óculos hoje ganharam status de acessório de estilo e se tornaram importantes peças para compor looks nas mais diversas situações, eles são indispensáveis para a saúde da visão, mas, além dos cuidados diários com limpeza, manutenção e o uso correto, é preciso estar preparado para imprevistos como quebra, perda ou até mesmo o furto do acessório.

Fonte:

http://www.blog.oticasdiniz.com.br/infantil/oculos-de-sol-infantis-tambem-sao-cheios-de-estilo/

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS