Aprendizagem & Inovação: como podemos auxiliar as nossas crianças e adolescentes a utilizar a tecnologia a seu favor?

Aprendizagem & Inovação: como podemos auxiliar as nossas crianças e adolescentes a utilizar a tecnologia a seu favor?

Na última semana, uma cliente adolescente de Mentoria de Estudos[1] compartilhou uma reportagem da Revista Época que nos inquietou bastante e nos fez refletir sobre os desafios da inovação tecnológica que estamos vivenciando. Segundo a reportagem, de acordo com a pesquisadora Janaína Brizante, doutora em Neurociências pela USP, o nosso cérebro não está preparado para lidar com as novas tecnologias, em especial as redes sociais. A arquitetura cerebral não evoluiu tanto quanto as tecnologias! Surpreendente, não? Ou seria preocupante? Brizante afirma que em alguns aspectos as tecnologias trouxeram sofrimento e sobrecarga bem  maior do que o mundo real.

Imagem da arquitetura cerebral e a projeção da arquitetura das tecnologias.

Para ela, crianças e adolescentes não deveriam ter acesso amplo às redes sociais, tabletes e smartphones. Tal medida seria um fator de proteção para o seu desenvolvimento. A pressão social imposta pode gerar ansiedade, sofrimento e até levar à depressão. Eu concordo! Sabia que um “fora” na rede social equivale à sensação de dor física de um abandono real? Mandar uma mensagem e ficar sem resposta causa a mesma dor de um amigo virar as costas!!

Mas, então, como podemos auxiliar nossos jovens a aprender a utilizar as tecnologias? Afinal, as tecnologias estão em toda parte: na escola, no bate-papo entre amigos e como uma das opções de lazer, como games e grupos de whatsapp. É importante ficar de perto e acompanhar, colocar limites em modalidades de acesso e tempo de utilização e, além disso, saber o que tem sido feito e quais são as relações virtuais.

Mas a tecnologia não é uma vilã, sob medida ela pode potencializar a aprendizagem. Já ouviu falar das Tecnologias de Informação e Comunicação, TIC’s ou simplesmente Tecnologias Educacionais? São tecnologias que favorecem a aprendizagem, facilitando o ensino e a aprendizagem. Aplicativos educacionais, de organização e dicas de estudos, são bons recursos. Outro recurso são as salas de estudos e os perfis ligados à educação no Instagram™. Posts com dicas de estudo, dicas de escrita, disciplinas específicas e dicas de provas, como ENEM e Vestibular. Vale a pena conferir alguns: @mec; @guiadoestudante; @descomplica; @salinhateorema; @salinhadeestudos; @salinhabioquimica; @dedaaladim. Ah, também posto dicas, confira em: @tatianamentoria.

Por Tatiana Linhares
@tatianamentoria

[1] A Mentoria de Estudos do Espaço Tatiana Linhares é um processo sistematizado de 8 a 10 sessões focado na organização, planejamento e técnicas de estudos, almejando a proatividade estudantil, o controle da ansiedade e crenças limitantes. A base do trabalho é a neurociência aplicada à educação, desenvolvimento humano e a psicologia cognitiva. Tudo isso aliado ao Counselling, uma relação de ajuda e apoio emocional.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS