Acupuntura: Reduz Estresse

Acupuntura: Reduz Estresse

A acupuntura é uma técnica chinesa que consiste no uso de agulhas para estimular pontos específicos relacionados à manutenção do funcionamento adequado do organismo. Essa prática se baseia na premissa de que existem padrões de energia vital que circulam pelo nosso organismo e são essenciais para a nossa saúde. Quando ocorrem desvios nessa energia e ela começa a ficar acumulada em determinados pontos do corpo, o equilíbrio do organismo fica comprometido e então surgem as doenças.

A ação funciona por meio do estímulo de terminações nervosas em diversas partes do corpo. Esses estímulos são levados ao sistema nervoso central, onde são interpretados pelo cérebro, que responde com a liberação de substâncias que caem na circulação sanguínea.

Estudos recentes têm demonstrado que a acupuntura é eficiente no tratamento para ansiedade e o estresse porque tem a capacidade de bloquear a produção de hormônios liberados em situações estressantes, como por exemplo o cortisol. E vale lembrar que, embora seja normal passar por algumas situações estressantes ao longo da vida, o estresse crônico pode levar a uma série de complicações, entre elas problemas cardíacos, depressão e até mesmo o sobrepeso. Sim, o estresse engorda, e em grande parte isso se deve a um aumento na produção de cortisol, um dos hormônios que pode causar acúmulo de gordura.

Ela também ajuda a melhorar alguns transtornos emocionais pois trabalha alguns pontos relacionados à produção de hormônios do bem estar, como a endorfina e a serotonina. A técnica também leva ao relaxamento e a um equilíbrio no fluxo de energia, o que diminui a ansiedade e melhora alguns dos sintomas relacionados à depressão.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS