Você precisa treinar Habilidades Inovadoras?

Você precisa treinar Habilidades Inovadoras?

Você não precisa de uma bola de cristal para ver que o mundo do trabalho está mudando… Em função da mudança de comportamento.

O mundo está cada vez mais V.U.C.A (Volatil… Incerto … Complexo… Ambiguo)

Semana passada estava lendo um novo estudo importante do McKinsey Global Institute , e pasmem nele fica claro que quase a metade dos postos de trabalho que as pessoas desempenham atualmente,tem o potencial de ser automatizada pela tecnologia existente atualmente. Isso me fez questionar:  mas então que tipo de trabalho será deixado para os humanos?

 

A resposta é sim a tão comum, e quase batida: A tal da Inovação é sim a solução para esses novos ‘’trabalhos’’ humanos, já que a máquina ainda não consegue copiar essa nossa capacidade!

Claramente, esse novo mundo que converge com o antigo mundo do trabalho, exigirá diferentes conjuntos de habilidades, mentalidades e conjuntos de ferramentas, eu gosto de definir como ‘’habilidades Inovadoras’’ sendo apenas a Associação a única habilidade cognitiva. Entre elas as tão falada ”Soft Skills” contrariando hoje o investimento maciço das pessoas nas ” Hards Skills” ( Vou escrever um artigo falando sobre isso).

Mas algo que é fundamental para a inovação: Reunir as pessoas em equipe , desenvolver a empatia mais profunda, e construir novas coisas.

A Inovação nessa próxima economia é muito mais do que invenção!

Inovar trata-se de descobrir como e onde você pode adicionar valor único. É sobre o quão rápido você pode desaprender e reaprender e dominar novas habilidades.

É sobre como você envolve os outros em um nível mais profundo, mais humanista e apaixonado. Mas então fiquei me perguntando…

Então quer dizer que o Inovador nasceu diferente?

Eles têm algo especial que ilude o resto de nós?

Será que os traços inovadores podem ser estudados, compreendidos e aprendidos?

Foi então que fiz a leitura de um estudo com 72 inovadores e 310 executivos, em que foi constatado que os inovadores demonstraram consistentemente cinco habilidades-chave mais do que os executivos regulares.

Surpreendentemente, descobri que das cinco ’’ Habilidades inovadoras’’ quatro das habilidades são físicas e apenas uma é cognitiva . Isso sugere que você pode tomar ações específicas para ter mais chances de criar novas ideias e que, em termos de criatividade, cultivar, em vez de natureza, detém as cartas.

O que é preciso para ser tão inovador quanto lendas como Steve Jobs ou Larry Page?

De acordo com Hal Gregersen, diretor executivo do MIT Leadership Center, “todos nós éramos muito bons em [inovação] quando tínhamos 4 anos de idade”.

Quer conhecer mais sobre as habilidades inovadoras?

Me sigam nas minhas redes!

.✉ Email: tiagogpereiraoficial@gmail.com

Sobre o autor

COMENTÁRIOS