UBS Luxemburgo realiza mais um encontro do Programa de Controle do Tabagismo

UBS Luxemburgo realiza mais um encontro do Programa de Controle do Tabagismo

Encontro teve como objetivo conscientizar os participantes sobre as possíveis consequências do hábito de fumar

 

A Unidade Básica de Saúde Luxemburgo, composta pelas equipes das ESF’s Jardim Primavera, Interlagos e Luxemburgo, realizou mais um encontro do Programa de Controle do Tabagismo – PNCT. O encontro teve como objetivo conscientizar os participantes sobre as possíveis consequências do hábito de fumar, estimulando o debate e participação ativa dos mesmos.

O palestrante do encontro foi o médico especialista em Medicina de Família e Comunidade, Dr. Aluísio Cabral Pereira. Durante o encontro os participantes receberam informações sobre os benefícios de parar de fumar, que já se iniciam em poucas horas após a interrupção do consumo do cigarro, como a redução nas taxas de nicotina e de monóxido de carbono, melhorando a oxigenação, o olfato e o paladar. A respiração e a circulação também ficam mais adequadas e o risco de morte por doença cardiovascular e câncer de pulmão também vão sendo reduzidos ao longo dos anos, sem fumar.

 

Dados do Ministério da Saúde informam a redução no consumo do tabaco no Brasil, mas ainda é um fator de risco muito importante para diversas doenças. Estudos epidemiológicos realizados na Inglaterra demonstraram que cada cigarro consumido diminui a expectativa de vida em 11 minutos.

“A Atenção Primária à Saúde de Sete Lagoas não mede esforços para a melhoria dos indicadores de saúde do município, onde ações são realizadas frequentemente ações que vão desde a prevenção de doenças, controle de fatores de risco e estabilização das doenças crônicas, até a reabilitação dos casos indicados”, explica a Dr.ª Lúcia Helena Mendes Gasperini, médica de referência técnica da APS.

Os encontros são realizados estrategicamente em pequenos grupos, revezando os membros da equipe multidisciplinar, conforme as diretrizes do programa.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS