Crianças x Livros: 5 dicas para incentivar a leitura

Crianças x Livros: 5 dicas para incentivar a leitura

Ler é um hábito super saudável e que deve ser estimulado para as crianças. Mas nem sempre é fácil fazer com que a leitura conquiste o coração dos ‘baixinhos’, não é mesmo?

Precisamos dizer, que neste sentido, o exemplo, é sempre a melhor solução.

Listamos algumas dicas para ajudar a incentivar  a aventura das crianças com os livros.

DICA 1

FREQUENTE LIVRARIAS E BIBLIOTECAS  – Que tal incluir visitas ás livrarias, bibliotecas, bienais e feiras de livros na programação do fim de semana? Busque também por encontros literários e espaços culturais na sua cidade e região.

DICA 2

CRIE UM MOMENTO DE LEITURA – Tire um tempo para praticar a leitura juntos. Cerca de 10 a 15 minutos fazem toda a diferença. Estabeleça um horário para o momento de leitura em família. Após ler, vocês podem comentar sobre o livro e estimular também a interpretação.

DICA 3

CANTINHO DA LEITURA – Separe um local onde os livros esteja sempre á disposição.  Não precisa ser um grande acervo. Basta alguns títulos, e que estejam em local de fácil acesso.

DICA 4

VÁ ALÉM DOS LIVROS – Explore o título do livro em que estão lendo. Veja um filme/ filme, uma peça de teatro, façam brincadeiras, visite um parque… Faça passeios que tenham relação com o que foi lido. Isso pode criar mais interesse no tema e também pela leitura no geral.

DICA 5

TECNOLOGIA COMO ALIADA – Use a tecnologia a seu favor. Estimule a leitura também em tablets, no celular. Baixe e-books, aplicativos e jogos que explorem os temas lidos. Busque sites de editoras e atividades lúdicas que possam ampliar o interesse das crianças pela leitura.

Rosimeire Anjos é Publicitária, jornalista, redatora e locutora. Apaixonada por leitura e por comunicação !

Sobre o autor

COMENTÁRIOS