Mitos e verdades sobre a tatuagem manual

Mitos e verdades sobre a tatuagem manual

Conhecido como handpoke, o estilo artesanal de fazer tatuagem cresce em BH.
Já há algum tempo, as tattoos se tornaram algo bastante comum na sociedade e é difícil encontrar uma pessoa que ainda não tenha uma arte em seu corpo, por mais simples e discreta que seja. Em qualquer lugar que seja realizada a tatuagem, é preciso seguir uma série de cuidados especiais para evitar problemas na cicatrização, riscos de inflamação ou de infecção.

 

E com o crescimento de handpoke (tatuagem feita de maneira artesanal, sem maquininha), as dúvidas entre este método e o tradicional crescem ainda mais. Pensando nisso, e visando cessar os principais mitos e verdades que abordam o tema, convidamos a artista Thereza Nardelli, precursora de handpoke em BH, para esclarecer as oito dúvidas mais usuais. Confira:

1-Tatuagem feita com handpoke dói menos
Verdade: Costuma doer menos por se tratar de uma punção localizada e com menor frequência do que a máquina. Por ser de ponto em ponto, fura menos a pele no contato com a agulha. Mas a dor pode variar dependendo do local do corpo, da sensibilidade do cliente e, claro, da mão do tatuador.

2-O tempo com handpoke é mais extenso
Verdade: por ser feita com agulha de ponto a ponto, a tatuagem demora mais para ficar pronta.

3-A cicatrização com handpoke é mais rápida
Verdade: por furar menos vezes a pele e, assim, ser menos agressiva do que o método que utiliza máquina, a cicatrização é bem tranquila.

4-Não é possível fazer tatuagens grandes de handpoke
Mito: A técnica é extremamente versátil, e vários artistas têm utilizado o handpoke para os mais diversos estilos de desenho. Demora mais, mas é totalmente possível até fechar as costas com o handpoke.

5-A tatuagem feita à mão envelhece mais rápido
Mito: Assim como a tatuagem feita com máquina, o “envelhecimento” do desenho na pele depende da qualidade da aplicação e do pigmento utilizado, dos cuidados do cliente com a peça e das características individuais da pele de cada um.

6-A tatuagem feita à mão é mais superficial
Mito: A aplicação de tinta na pele deve atingir uma camada ideal, independente da forma como for feita.

7-Qualquer pessoa pode fazer:
Meia verdade: poder, pode! Tradicionalmente, o handpoke é associado às tatuagens caseiras porque requer poucos recursos, de baixo custo. Mas, depende do resultado que você quer alcançar! Assim como qualquer técnica, requer treinamento e experiência, e a chance de ficar linda obviamente aumenta se for fica realizada por um artista especializado. Os principais perigos de fazer por conta própria é a atenção à higiene e a chance de perfurar demais ou de menos a pele, gerando tatuagens com defeitos e mal cicatrizadas.

8-Não é preciso muitos cuidados com esterilização
Mito: além de agulhas, tinta e paciência, o tatuador deve sempre estar atento às questões de higiene, que são idênticos e devem ser observados com o mesmo rigor daqueles da tatuagem com máquina.

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS