Lançamento do livro ” O Fantástico Mundo de Julia e Sofia” na Bienal

Lançamento do livro ” O Fantástico Mundo de Julia e Sofia” na Bienal

Durante a Bienal do livro em Sete Lagoas, aconteceu o lançamento da obra ” O Fantástico Mundo de Julia e Sofia”. Autismo e inclusão são os temas do livro de Rodrigo Pazzinatto.

Rodrigo é estudante de psicologia e escritor  em Sete Lagoas , e  traz uma proposta diferente ao lançar seu primeiro livro. A obra “O fantástico Mundo de Júlia e Sofia: da superação à inclusão” aborda como tema o autismo e seu objetivo é falar sobre o transtorno com naturalidade e leveza. O livro é voltado para o público infantil, mas também pode servir como ferramenta de trabalho para educadores e psicólogos. O autor relata que se inspirou na vida e na convivência com as gêmeas, Sofia e Júlia para escrever. A proposta partiu de um trabalho da faculdade Ciências da vida, com o intuito de gerar um bem palpável para sociedade.

O lançamento na Bienal aconteceu no última dia 26/9 no Palco Letras montado na Praça Tiradentes.

“Parabéns à Secretaria de Cultura de Sete Lagoas e a todos os demais envolvidos! É um lindo momento, que festeja a iniciativa de pessoas que acreditam que a leitura é capaz de transformar vidas. Eu também acredito nisso! Essa história que apresentamos agora, fala da vida de Juju e da Sofia. Por meio dessa história, somos capazes de despertar para a importância da INCLUSÃO. E o que é a inclusão? Estou aprendendo com uma grande mestra no assunto, professora Luciane Saturnino. Inclusão não é fácil. Inclusão tem a ver com atitude, com nosso dia-a-dia. Exige uma mudança em nossas atitudes. Tem a ver com a maneira que nos posicionamos frente às diferenças e as necessidades do outro. O que sou capaz de fazer para ajudar o colega que precisa de algum auxílio? Já ajudei uma pessoa em cadeira de rodas? Já pensei que uma pessoa com paralisia cerebral pode compreender tudo o que se passa e também precisa de afeto? Para falar de inclusão podemos falar de muitas coisas boas. Podemos falar da EMPATIA, que é a capacidade que temos de nos colocar no lugar do outro. Quando percebemos que algo machuca o outro, é hora de refletir. Porque será que ele não gostou? Será que fiz algo errado? Vamos falar também da TOLERÂNCIA. A intolerância acontece quando, não sabendo lidar com as diferenças, agredimos o outro. Verbalmente ou fisicamente. Vamos ser tolerantes, entender as diferenças e ser feliz acima de tudo. Somos todos diferentes, mas algo nos torna igual: o humano. Vamos dizer não para a intolerância. Não para a violência. E dizer sim para o amor e a diversidade linda que é sermos humanos!” Rodrigo Pazzinatto.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS