Vigilância Sanitária Capacita manipuladores de alimentos para trabalharem na área

Vigilância Sanitária Capacita manipuladores de alimentos para trabalharem na área

A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, por meio da Vigilância Sanitária, realizou o curso de Orientações Técnicas para Manipuladores de Alimentos. O curso foi realizado no auditório do SindComércio e teve como objetivo preparar os manipuladores de alimentos para trabalhar na área.

O curso foi ministrado pela Nutricionista Betânia Diniz, e contou com a participação de aproximadamente 83 manipuladores de alimentos de diversas áreas de atuação, e abordou o tema Boas Práticas de Manipulação de alimentos.

A participante Márcia Fatima Alves Fernandes, que é Auxiliar de Cozinha, ressaltou a importância da capacitação na profissão. “Aprendemos como prevenir a contaminação de alimentos e como fazer a higienização dos mesmos. Considero que um dos temas mais importantes abordado na capacitação foi à conscientização para fazer um trabalho bem feito e organizado, visando sempre à saúde das pessoas. Todos os itens abordados foram de muito valor”, disse.

O participante Wagner Aparecido de Paula Diniz, que é Supervisor de Açougue em um supermercado ressaltou sobre a importância da manipulação correta dos alimentos. “Acho que é importante destacar sobre contaminação dos alimentos, porque um alimento contaminado pode prejudicar a saúde dos nossos clientes. Por isso a importância de manipular de forma correta os alimentos. Achei muito importante saber sobre a limpeza semanal das caixas d’agua, eu não sabia. Isso é muito sério, porque tudo depende de água, ela não pode estar suja”, disse Wagner, que ressaltou ainda a importância de se capacitar. “Acho que todos nós podemos melhorar um pouco mais a cada dia, ainda mais falando de saúde. Eu trago em mim uma insatisfação positiva, ou seja, querer mais e melhor, atender o meu cliente com produtos de qualidade e sem contaminação”, finaliza.

O curso tem por objetivo capacitar profissionais que trabalham na manipulação de alimentos em procedimentos de higiene e na realização de processos adequados que contribuam para garantir a segurança dos alimentos, conforme exigências da Vigilância Sanitária. A Vigilância Sanitária de Sete Lagoas realiza o treinamento periodicamente para atender os estabelecimentos que estão iniciando as atividades e empresas que queiram aperfeiçoar os novos funcionários. “O curso faz parte de um trabalho contínuo de educação e saúde realizado pela Vigilância Sanitária. A capacitação de manipuladores de alimentos é uma alternativa para aumentar a qualidade de serviço de alimentação e seus produtos”, explica a Superintendente de Vigilância Sanitária Márcia Vilaça.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS