Conheça as principais novidades em métodos contraceptivos

Conheça as principais novidades em métodos contraceptivos

Seja oral, injetável ou implantes, a evolução da medicina também se dá nos métodos contraceptivos, oferecendo variadas opções.

Existem diversos métodos contraceptivos que ajudam a evitar uma gravidez indesejada. Desde a pílula anticoncepcional, passando pelos hormônios combinados, implantes, até os métodos definitivos, como laqueaduras, são recursos bastante utilizados. Existem também os métodos de barreira, que bloqueiam fisicamente o acesso do esperma ao útero. Eles incluem preservativos, diafragmas, capuzes cervicais, esponjas contraceptivas e espermicidas.

O método anticoncepcional que deve ser adotado por cada mulher depende da razão pela qual ela busca um meio contraceptivo, porém, antes de tal escolha, é de fundamental importância consultar o ginecologista para decidir qual a opção mais adequada, sendo que as condições físicas, idade, tabagismo, alergias e outros fatores podem influenciar na melhor alternativa.

“Hoje em dia, devido à existência de vários métodos, deve-se levar em conta fatores como adaptação, fertilidade, desejo ou não de futura gestação e o estudo de patologias prévias de cada paciente” explica o coordenador de ginecologia do Consulta Aqui, Dr. Fabio Broner.

Em todos os métodos existem benefícios, mas também efeitos colaterais. No caso dos hormônios, por exemplo, podem ocorrer náuseas, perda do libido e retenção hídrica. Nos métodos irreversíveis, como laqueadura, podem aumentar o fluxo menstrual, consequentemente aumentando a cólica. Já o DIU e o SIU podem aumentar o corrimento vaginal. Em outros casos, como a pílula, além desses efeitos, há também o desconforto de tê-la que tomar todos os dias no mesmo horário.

“Importante ressaltar que cada paciente vai se adaptar ao método que mais lhe agradar, ao que menos lhe trouxer efeitos colaterais e que combine com uma certa praticidade na utilização”, acrescenta o Dr. Broner.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS