Metropolionline

Reuniões do programa de educação permanente para médicos da atenção primária em saúde estão sendo realizadas pela SMS

A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado, mensalmente, reuniões do programa de educação permanente para médicos da Atenção Primária em Saúde.

As reuniões realizadas na Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas têm como objetivo o desenvolvimento da excelência no atendimento nas unidades básicas de saúde em Sete Lagoas, na melhoria da prática profissional em atenção primária em saúde, além de promover a integração entre as equipes, romper o isolamento dos profissionais, induzir o aperfeiçoamento profissional, promover a satisfação no trabalho e melhorar a autoestima profissional.

O PEP – programa de Educação Permanente para médicos tem como equipe condutora os médicos Dr. Aluísio Cabral Pereira, da ESF Jardim Primavera, Dr. Claudio de Melo Baptista, da ESF São João, Dr.ª Mônica Aparecida Netto Andrade, da ESF CDI I, Dr. Paulo Henrique de Melo Figueiredo Neto, da ESF São Geraldo e a Dr.ª Lúcia Helena Mendes Gasperini, referência técnica da APS.

As reuniões contam com a participação de médicos da Atenção Primária de diversas unidades de saúde da cidade, como os da região da Lagoa Matadouro, Lagoa Grande I e II, Lagoa Lagoa Grande I, Lagoa Paulino e Lagoa Boa Vista.

O PEP – Programa de Educação Permanente para médicos faz parte da politica de saúde do SUS para fortalecer e melhorar a prática profissional dos médicos que atuam nas Estratégias de Saúde da Família. A coordenação do processo é realizada por um grupo de profissionais que são responsáveis por preparar e conduzir as reuniões com os temas escolhidos por cada grupo, composto por aproximadamente 12 profissionais. As discussões clínicas são sobre os problemas clínicos que envolvem a prática diária.

“A primeira reunião foi para apresentar a proposta que foi aprovada pelo secretário de saúde, que garantiu um horário protegido de 4 horas mensais devido à relevância da ação na melhoria da assistência prestada à população de Sete Lagoas. Para o segundo encontro o tema foi assistência ao pré-natal na Atenção Primária em Saúde, de acordo com o protocolo Municipal”, explicou a Dr.ª Lúcia Helena Mendes Gasperini, médica de referência técnica da APS.

As reuniões do Programa de Educação Permanente para médicos estão sendo realizadas mensalmente e por região de saúde da cidade.

Por Ascom