Secretaria de Saúde e Hospital Municipal assinam termo de compromisso de gestão

Iniciativa pioneira da SMS de Sete Lagoas visa trazer mais controle e economia na gestão do HM

Uma cerimônia, na manhã desta terça-feira, 18, marcou a assinatura de um termo de compromisso inédito entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Municipal. O objetivo do documento é estabelecer critérios de avaliação, implantar metas e processos de gestão nos serviços prestados pelo HM, que é o principal equipamento nos atendimentos a traumas e emergências da cidade e da região.

Estiveram presentes, além do prefeito Leone Maciel, o secretário Municipal de Saúde Magnus Eduardo Oliveira da Silva, o diretor técnico do HM, Dr. Thiago Melo, o coordenador da Rede de Urgência e Emergência Dr. Caio Dutra, as servidoras Nilma Julia Maciel, respondendo atualmente pela regulação e Cláudia Oliveira, do setor de Regulação da SMS, responsáveis pela elaboração do contrato, além de funcionários do Hospital e representantes do Conselho Municipal de Saúde.

O termo de cooperação foi, de acordo com o secretário Magnus, uma sugestão da Controladoria da União, com o objetivo de possibilitar a implantação de um sistema de custos, que viabilizará à SMS ter um controle maior sobre a unidade. “Isso vai favorecer muito a gestão. Não só para a Secretaria, mas também para a Prefeitura, que vai saber exatamente aonde todo o recurso que vem para o HM está sendo aplicado”, disse.

 

“Esse é um dos primeiros processos a ser implantado no município. Quando analisamos os dados de forma mais ampliada, possibilita-nos promover melhores ações e intervenções para um melhor resultado inclusive na garantia da assistência e cuidado”, explica Nilma Julia, que responde pelo setor de Regulação da SMS.

Magnus explicou ainda que, no próximo mês, começa a ser implantado o sistema de informatização do Hospital Municipal. “Uma gestão se faz com apuração de dados. E tendo esses dados em mãos, poderemos tomar melhores decisões que vão gerar economia, agilidade nos processos, gastando apenas o que é necessário, reduzindo o desperdício. A gente está trabalhando com consciência, de acordo com o que a situação econômica do município permite”, explicou o secretário.

O prefeito Leone, por sua vez, demonstrou satisfação com a inovação que está vendo ser implantada no Hospital Municipal e na Secretaria de Saúde como um todo. “Quando a saúde não vai bem, a gente sente nas ruas. As pessoas falam mesmo. E têm mesmo que reclamar. Mas esse não é o caso. O usuário está percebendo o quanto o atendimento melhorou. Começamos investindo em acolhimento e ainda estamos capacitando nossos funcionários para atender melhor a população. E a informatização também colabora com isso. Agora, com esse contrato, teremos mais controle sobre o que acontece no Hospital Municipal, vamos fazer economia e, com isso, poderemos investir mais em outras áreas que demandam mais investimento”, defendeu Leone Maciel.

Por Ascom

Sobre o autor

COMENTÁRIOS