Projeto leva Orquestra Jovem de Sete Lagoas para bem perto do público

Projeto leva Orquestra Jovem de Sete Lagoas para bem perto do público

Próxima apresentação do Templum In Concert  será domingo na igreja Imaculada Conceição.

A Orquestra Jovem de Sete Lagoas é um dos mais bem-sucedidos projetos de educação musical de Minas Gerais e por meio dela os sete-lagoanos estão conhecendo a harmonia e encanto da música instrumental clássica e contemporânea. Agora, a Prefeitura está impulsionando a chegada do trabalho em regiões diversas com o Templum In Concert, quando a música orquestrada é levada a templos da cidade.

O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Juventude com apoio do maestro Ivison Máximo. A primeira apresentação da Orquestra Jovem foi na igreja Nossa Senhor das Graças no dia 26 de agosto quando, durante uma hora, os músicos apresentaram sucessos como  “Yestarday” dos Beatles e “Carinhoso” que ficou famosa na voz de Pixinguinha. “É uma apresentação para emocionar. O princípio básico deste projeto é a popularização desta música que encanta. Apesar de termos uma orquestra em Sete Lagoas muita gente não conhece este estilo musical”, comenta Alan Keller, subsecretário de Cultura e Juventude.

A escolha dos locais não foi estratégica e como o próprio nome define o Templum In Concert pode ocorrer em qualquer templo religioso. A agenda inicial contempla somente igrejas católicas, mas solicitações para apresentações podem ser realizadas na Casa da Cultura (avenida Getúlio Vargas, 91, Centro). “Este é um projeto democrático que não foi defino por religião. A apresentações são realizadas após uma celebração ou culto. A boa acústica das igrejas e templos é perfeita para fomentar este tipo de música”, explica Alan Keller.

Asegunda apresentação está marcada para o próximo domingo, 16 de setembro, às 11h, na igreja Imaculada Conceição (rua Bernardino Vaz de Melo, n° 342, bairro Progresso). Será outra oportunidade para o público conhecer a nova fase da Orquestra Jovem de Sete Lagoas que, nos últimos meses, recebeu forte apoio da Prefeitura e passou a contar com mais sete professores especialistas. Vale ressaltar que as apresentações são gratuitas e não geram nenhum custo para igrejas ou templos. Confira a agenda de apresentações.

 

Igreja Imaculada Conceição

Domingo, 16 de setembro – 11h

Rua Bernardino Vaz de Melo, 342, Progresso

Igreja São José Operário

Domingo, 7 de outubro – 9h30

Avenida Prefeito Alberto Moura, 540, Nova Cidade

Igreja Santa Clara

Domingo, 18 de novembro – 11h

Rua Nelson Dutra Reis, 76, Alvorada

Igreja de Santa Luzia

Domingo, 9 de dezembro – 11h

Rua Matozinhos, 228, Santa Luzia

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Categories: Cidades, Destaque

Sobre o autor

COMENTÁRIOS