Metropolionline

Foto encaminhada para a irmã causa repercussão na internet

A estudante de medicina, Manuela Lemos, causou repercussão na internet nos últimos dias após colar adesivos em uma receita médica para ajudar um paciente analfabeto. Manuela enviou uma foto da receita para sua irmã, que acabou publicando a mesma.

O paciente que é hipertenso e diabético, foi atendido pela estagiária e sua supervisora, a médica Rayssa Miranda, na Unidade Básica de Saúde Condor, em Belém.

Em uma das consultas elas teriam percebido a dificuldade do paciente, que não conseguia tomar os remédios de maneira ordenada. Foi aí que Manuela perguntou se poderia colar as fitas no receituário, na intenção de ajudar o paciente a não mais errar o horário das medicações.

Cada medicamento ganhou uma cor de fita. A primeira fita do receituário, prata com estrelas, é para ele lembrar que deve tomar o medicamento pela manhã em jejum. Os com fita amarela são para tomar de dia, e os com fita azul de noite. Já a fita colorida é para ele lembrar de comer legumes, proteínas e carboidratos no almoço e no jantar. As que tem desenho de fruta servem para lembra-lo de comer algo leve, tomar a medicação em seguida, antes de dormir.