Capacitação sobre os processos de trabalho do NASF de Sete Lagoas

Capacitação sobre os processos de trabalho do NASF de Sete Lagoas

A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu, no dia 30 de agosto, o Seminário de Aperfeiçoamento do NASF na Superintendência Regional de Saúde de Sete Lagoas.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) são compostos por equipes multiprofissionais para ampliação do acesso à população aos equipamentos e à assistência à saúde, com ênfase na efetividade e integralidade das ações. Não representam portas de entrada, mais sim, núcleos de fortalecimento das equipes de saúde da família, tanto no que se referem ao apoio matricial, atendimentos coletivos e individuais. O acesso é garantido por encaminhamento da atenção primária ou através de fluxos institucionais.

A gerente geral da Atenção Primária à Saúde/NASF Liziane Maria de Oliveira Gripp, iniciou a reunião apresentando a equipe da Atenção Primária, que conta com o coordenador Gabriel Salum, e os gerentes das Regionais, Giulliana Ferrari, Nathalia Trombini, Priscilla Cardoso, Raila Vasconcelos e Thiago Boaventura.

Foi feita uma orientação quanto aos processos de trabalho e fluxos de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas. Cada equipe, que consiste em assistente social, educador físico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e nutricionista apresentou uma ferramenta de trabalho do NASF.

Estas ferramentas são clínica ampliada, atividades coletivas, projeto terapêutico singular, educação permanente e apoio matricial. O município conta com sete Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) que são o NASF Santa Rosa, NASF Progresso, NASF Luxemburgo, NASF Centro, NASF JK, NASF Belo Vale e NASF Dona Silvia.

Segundo Gabriel Salum, coordenador da Atenção Primária, ‘’A presença das equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família é primordial para o fortalecimento da Atenção Primária, para melhoria do acesso a equipes multiprofissionais, favorecendo a resolutividade da rede de atenção à saúde’’, disse.

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS