Fórum Perinatal discutiu a atividade física na gestação

Fórum Perinatal discutiu a atividade física na gestação

No dia 28 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu mais uma edição do Fórum Perinatal com o objetivo de discutir a atividade física na gravidez. O encontro aconteceu na Casa da Cultura e foi apresentado pelo Dr. Cláudio de Melo Baptista, da ESF São João, médico do esporte titulado pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, e médico de Família e Comunidade pela Sociedade Brasileira de Medicina da Saúde de Família e Comunidade.

Diversos profissionais, como o Thiago Macedo Alves, graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, fisiologista do exercício pela Universidade Gama Filho e profissional de Educação física do NASF Santa Rosa, e Sâmia Fonseca Augusto, graduada em Nutrição pelo Centro Universitário de Sete Lagoas e pós-graduada em Nutrição Clínica pela Faculdade São Camilo, nutricionista do NASF Progresso, além de outros profissionais médicos, enfermeiros da Atenção Primária, Maternidade e componentes do NASF de Sete Lagoas e Municípios vizinhos estiveram presentes no Fórum, que reuniu 110 pessoas.

O tema foi abordado de maneira bem objetiva para estimular, em cada profissional, uma visão da atividade física na gestação, orientando com segurança. Segundo a Taysa Silva, fonoaudióloga do Nasf Luxemburgo, “essa troca de conhecimento enriquece todos nós!’’, disse.

Após as consultas de pré-natal, as gestantes são encaminhadas ao educador físico do Nasf de referência da sua unidade para avaliação física e indicação do melhor exercício. Durante o fórum, foram discutidas algumas indicações absolutas, casos de mulheres que não podem fazer atividades físicas, e relativas, as que podem realizar atividades leves. “As indicações absolutas se referem a doenças cardiovasculares com repercussão hemodinâmica, incompetência istmo-cervical ou cerclagem, gestação múltipla com risco de prematuridade, anemia severa, pré-eclampsia ou diabetes gestacional, ruptura de membranas, entre outros”, conta Dr. Cláudio de Melo. Ele explica também o que são as indicações relativas. “São as gestantes que possuem anemia, bronquite crônica, obesidade mórbida, baixo peso extremo, feto com crescimento intrauterino retardado, sedentarismo grave, tabagismo pesado, entre outros”, finaliza.

Por Ascom

Sobre o autor

COMENTÁRIOS