WhatsApp é usado por maioria dos pequenos negócios mineiros na divulgação de produtos e serviços

WhatsApp é usado por maioria dos pequenos negócios mineiros na divulgação de produtos e serviços

Pesquisa do Sebrae mostra que 77% dos estabelecimentos têm acesso à Internet.

Em Minas Gerais, 70% dos pequenos negócios utilizam o WhatsApp, aplicativo de serviço para troca de mensagens, para se comunicar com seus clientes. É o que diz a pesquisa Transformação Digital nas MPE encomendada pelo Sebrae, que mostra a informatização das Micro e Pequenas Empresas (MPE) e Microempreendedores Individuais (MEI) e como estão envolvidos no processo de transformação digital.

De acordo com o levantamento, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos pequenos negócios mineiros. A ferramenta é mais usada para a divulgação das informações sobre os produtos e serviços da empresa (57%), atendimento online ao cliente (53%) e vendas (42%).  “Os entrevistados do setor de serviços foram os que mais afirmaram fazer o uso desse aplicativo”, diz a analista do Sebrae Minas Bárbara Alves.

Depois do WhatsApp, o Facebook é o segundo no ranking dos apps mais acessados pelos pequenos negócios mineiros. Porém, apenas 36% das empresas tinham página nesta rede social, e desses 14% vaziam vendas por este canal digital.

Além disso, apenas 25% dos entrevistados disseram ter um site da empresa. Dos que tinham uma página,  apenas 11% faziam vendas pela Internet. Notamos que os pequenos negócios usam ferramentas como facebook e site mais para divulgarem produtos e serviços do que propriamente para realizar vendas”, justifica Bárbara.

Ainda de acordo com a pesquisa, 77% dos pequenos negócios mineiros têm acesso a Internet. Desses, 85%  dos entrevistados disseram ter acesso a rede pelo celular. A Internet é usada principalmente para: uso do e-mail (68%), pesquisa de preço e de fornecedores (60%), acesso a serviços bancários (55%), compra de insumos ou mercadorias (52%) e divulgação institucional da empresa (45%).

Acesse o link da pesquisa completa: https://goo.gl/27o8Q8.

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

 

Sobre o autor

COMENTÁRIOS