Saúde: Odontopediatra explica quando a criança deve começar a usar o fio dental

Saúde: Odontopediatra explica quando a criança deve começar a usar o fio dental

Sete Lagoas conta com um espaço de odontologia infantil preparado com muito carinho para cuidar dos pequenos. É assim o Consultório da Odontopediatra, Mestre e Doutora em Odontopediatria, Suzane Paixão. Muito cuidado e extremo amor pelo que faz, deixando lindos sorrisos, ainda mais cativantes.

O evento de inauguração do Consultório reuniu grandes amigos, clientes e parceiros.

Abaixo listamos algumas  dicas e orientações para a saúde bucal dos pequenos. Você sabe quando a criança deve começar a utilizar o fio dental?

 Criança não só pode como deve usar fio dental, já a partir do momento que se tenha dois dentes um ao lado do outro, mesmo que estes não sejam juntinhos. Mas por quê?

Porque a escova de dentes, por mais eficiente que seja, não consegue remover os resíduos e/ou a placa bacteriana (biofilme=massa amarelada com restos de alimentos e microrganismos) ENTRE os dentes, SOMENTE o fio ou a fita dental são capazes. Para uma limpeza eficiente, o mais importante é raspar a face lateral do dente com o fio para tirar a placa, e não somente quando tem “carninha” ou algum pedaço de alimento grudado. É surpreendente quando se passa o fio dental, quase sempre sai alguma sujeira, mesmo acreditando que não sairia.
Portanto, o fio dental também faz parte da higiene bucal, e deve ser usado de preferência sempre ANTES da escovação. Desta forma, o fluoreto advindo da água e da pasta de dente pode beneficiar os locais onde os indutos (restos de alimentos) e/ou placa bacteriana estavam entre os dentes e foram retirados pelo fio dental.

Na criança, a princípio quem deve passar são os responsáveis, e a partir do momento que ela já tenha coordenação motora fina, ela mesma assume, porém sempre com supervisão de um adulto.

Os fios dentais com forquilhas ou com hastes também podem ser usados pelas crianças, são lúdicos e ótimos para criarem o hábito.

Fique atento, quanto mais fiel for a higiene bucal menos risco de cárie, e muito menos gengiva sangrando (gengivite).

Endereço: Av. Antônio Olinto, 281, Sete Lagoas.

 Contatos: 3773 9665/ 9 86344756

Facebook e Instagram: @suzanepaixaoodontoinfantil

Mestre e Doutora em Odontopediatria, Suzane Paixão.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS