Preqaria comemora 12 anos com espetáculos e inauguração de nova sede em Sete Lagoas

Preqaria comemora 12 anos com espetáculos e inauguração de nova sede em Sete Lagoas

Para celebrar seus 12 anos de criação, a Preqaria Cia de Teatro reencena alguns de seus melhores espetáculos em igrejas, escolas públicas e projetos assistenciais de Sete Lagoas, de 29 de julho a 7 de agosto, todos com entrada franca. Outra novidade é a inauguração do CENTRO CULTURAL NACIONAL TEATRO PREQARIA (rua Aleixo Lanza, 41, bairro Canaan), um espaço que vai abrigar as aulas da Escola Livre de Teatro, cursos de música, dança e artes plásticas, saberes específicos do teatro, salas de ensaio, espaço para reuniões, além de eventos culturais tais como shows, feiras, saraus, palestras, encontros e apresentações cênicas, funcionando como um teatro preparado com iluminação cênica, equipamento de som, brigada de incêndio e acessibilidade.

A iniciativa conta com o patrocínio do Circuito Cultural Cimento Nacional, grande parceiro da Preqaria nos últimos anos, que será a mantenedora do espaço por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O grupo conta ainda com os apoios da Panificadora Galdina, Churrascaria Três Marias, Prefeitura de Sete Lagoas, Unifemm, Regina Márcia Arquitetura, Clube das Tintas, Ferminas, ICL Computadores, Jotakasa, Felt Lumina, A&J Pinturas e Gerais Serralheria.

O primeiro espetáculo a ser apresentado é “Palhaços”, neste domingo, dia 29 de julho, às 20h30, na rua, em frente a Paróquia do Divino (Rua Zineas, 95 – Montreal) logo após a missa. Nos dias 2 e 3 de agosto, quinta e sexta-feira, as escolas Satiro Alvim e Doutor Avelar recebem, respectivamente, “A Princesa Gaia” e “As Alegres Comadres de Windsor”, (ambas exclusivas para alunos).

Já no dia 5 de agosto, domingo, às 16h, o Projeto Local de Envolvimento Comunitário – Plec (Rua Garça, 193 – Itapoã II) recebe o espetáculo “A Princesa Gaia”, em apresentação aberta ao público. Terminando a mostra, a Preqaria volta a encenar “Palhaços” em duas apresentações no dia 7 de agosto: novamente na Escola Sátiro Alvim (novamente exclusivo para alunos) e às 19h, também no Plec, aberto ao público.

“Esta mostra, além de comemorar nossos 12 anos de existência, é uma forma de presentear essas comunidades com um pouco do que foi produzido pela Preqaria nesse período. Muitos desses espetáculos contaram e ainda contam com ex-alunos da Escola Livre de Teatro, nosso projeto de introdução ao teatro que conta com aulas para crianças, jovens e adultos. Hoje o grupo tem um núcleo de 15 atores, muitos deles formados pela escola”, explica o diretor teatral, um dos funadores da Preqaria e coordenador da Temporada de Teatro de Sete Lagoas, João Valadares.

Foto: Junio Souza

Confira as sinopses, locais e horários:

Espetáculo: Palhaços (Preqaria Cia de Teatro)

Sinopse: Espetáculo divertido e emocionante que traz ao público uma discussão social a respeito da vocação profissional. A linguagem popular se apropria da figura do palhaço para falar dos nossos sonhos esquecidos de infância, das concessões que o homem contemporâneo faz em detrimento dos seus desejos mais sinceros.

Classificação: Livre

29/07, 20h30, na Paróquia do Divino

07/08, 10h30, na Escola Satiro Alvim

07/08, 19h, no PLEC

Espetáculo: As Alegres Comadres de Windsor (Preqaria Cia de Teatro)

Sinopse: Comédia de Shakespeare com máscaras da Commedia Dell Arte onde o protagonista Falstaff tenta, ao mesmo tempo, seduzir duas mulheres casadas de Windsor. As alegres comadres se voltam contra o balofo fanfarrão que sob o engenho dessas nobres comadres e o ciúmes de seus maridos, Falstaff é enganado, tratado como roupa suja, espancado, espetado, ridicularizado e insultado para então surgir arrependido.

Classificação: Livre

03/08, 10h30, E.E. Dr. Avelar

Espetáculo: A Princesa Gaia (Preqaria Cia de Teatro)

Sinopse: “A Princesa Gaia” conta a estória da Terra quando ela era ainda uma jovem princesa que, de tanto insistir, ganha a permissão de seu pai, o grande Rei Sol para casar-se. Não satisfeita com os pretendentes indicados por ele, a princesa foge para um local desconhecido, o nada, onde se encontra com o primeiro homem e… se apaixona! O casamento acontece, mas a relação é instável. Um espetáculo divertido que deixa uma importante mensagem sobre a relação do homem com o planeta Terra.

Classificação: Livre

02/08, 10h30, na Escola Satiro Alvim

05/08, 16h, no PLEC

 

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS