Projeto Reciclemais é aliado na luta contra a Dengue

Projeto Reciclemais é aliado na luta contra a Dengue

Dez escolas públicas municipais de Sete Lagoas participam de um programa que pretende promover a conscientização contra a Dengue. O Reciclemais é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Sete Lagoas e do Setor de Mobilização e Educação em Saúde do Controle da Dengue.

O Projeto Reciclemais foi esboçado a partir de uma sugestão do promotor de justiça Dr. Marcelo Augusto Vieira, que teve como referência o Projeto “Petmania”, realizado na cidade de Campo Grande (MS), e está sendo realizado nas escolas da rede municipal e estadual de ensino daquele município. Os alunos que recolhem materiais recicláveis como garrafas pets e latas de alumínio, recebem como forma de pagamento a cédula fictícia de nome “GENIAL”. A moeda pode ser usada em sacolões parceiros por frutas, verduras e legumes.

O principal objetivo é diminuir o índice de infestação do vetor Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika vírus, Chikungunya e Febre Amarela, conscientizando alunos, familiares e funcionários, sobre a importância da participação de todos na eliminação de criadouros, trabalhando também o equilíbrio ambiental e aumentando a qualidade da alimentação dessas famílias, despertando também o interesse comercial e financeiro desses alunos.

Em Sete Lagoas, o projeto foi lançando em 2017 com seis escolas participantes. Devido ao êxito alcançado, o Reciclemais está de volta neste ano com alunos de dez escolas municipais, onde estão acontecendo palestras com atividades lúdicas e orientações. “É um processo de conscientização e os alunos levam esse conhecimento para casa, trabalhando o aprendizado junto com a família. Nada melhor do que educar a criança e conseguir mudar a realidade de vida da família, da escola, do bairro e da sociedade em geral. É com a participação da família que o resultado torna-se mais positivo”, disse Lindalva Alves Pereira Guimaraes, diretora da Escola Estadual Modestino Andrade Sobrinho, participante do projeto desde 2017.

A diretora também considera que o projeto já esta trazendo resultados positivos para a saúde da população, pois observou que não há casos de doenças como Dengue, Zika vírus, Chikungunya e Febre Amarela na escola.

O Setor de Mobilização e Educação em Saúde do Controle da Dengue realiza, periodicamente, o recolhimento dos recicláveis nas escolas, vendendo-os para os comerciantes que também são parceiros do projeto.  Com o dinheiro das vendas, pagam-se as compras realizadas pelos alunos com a moeda fictícia do projeto nos sacolões conveniados.

O encerramento do projeto está previsto para o dia 9 de novembro.

Por Ascom Secretaria de Saúde de Sete Lagoas

 

Sobre o autor

COMENTÁRIOS