Metropolionline

Instagram: Algoritmo, entrega de post e fake news

Nos últimos dias nossos perfis foram “bombardeados” com uma mesma mensagem. “ “O Instagram limitou a entrega de post de seus seguidores a 7% ”. As mensagens de alerta pediam que os seguidores, digitassem “ SIM” nos comentários dos posts.

A rede social abandonou a cronologia e implementou seu algoritmo há algum tempo. Isso determina quais postagens vão aparecer primeiro para cada usuário. Porém, o algoritmo apenas determina a ordem de exibição das publicações.  O Instagram não limitou a entrega das publicações, não esconde nada dos seguidores. A rede afirmou que qualquer usuário pode ver todas as publicações dos perfis que seguem, basta continuar rolando o feed.

Para o Instagram quanto maior o engajamento dos usuários, melhor. Por isso, quanto mais tempo ele passar na rede rolando o feed e visitando outros perfis, tanto melhor. O algoritmo se baseia em alguns critérios para nos oferecer conteúdo que sejam atraentes de acordo com cada perfil.

Alguns critérios:

Atualização: Postagens atuais e constantes são importante para se manter sempre aparente;

Engajamento:  quando a sua postagem recebe tem muito envolvimento com o público isso conta muitos pontos a seu favor e mostra essa sua publicação entre as primeiras para que outros também possam interagir. Quanto mais relevante o conteúdo, maior o engajamento;

Relacionamento:  os perfis em que você mais interage (curte, comenta, etc.) vão aparecer mais vezes para você. Assim o Instagram vai te mostrar mais publicações desse perfil. O mesmo acontece com aqueles que te seguem.

Por meio de nota o Instagram divulgou em seu blog que não alterou nenhuma configuração em relação a entrega de conteúdo. A mensagem compartilha não passa de boato.

Portanto, a postagem dos 7% não passa de mais uma fake new na rede. Isso nos ensina que devemos conferir muito bem as notícias antes de passar adiante.