Descarte de entulho e lixo em locais públicos coloca população em risco

Descarte de entulho e lixo em locais públicos coloca população em risco

O descarte de lixo e entulhos em lugares inapropriados tem se tornado um problema em algumas regiões de Sete Lagoas. São áreas públicas ou lotes vagos que são transformados em bota-foras e que, consequentemente, colocam em risco a saúde da população e ainda podem provocar acidentes. Para amenizar este tipo de ocorrência, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugurou em fevereiro de 2017 um Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos (PEV) no bairro Nova Cidade, uma vez que descartar ilegalmente qualquer tipo de material volumoso em áreas públicas pode gerar penalizações.

O descarte de entulhos na avenida Norte-Sul, entre os bairros Nova Cidade e Orozimbo Macedo, virou rotina. O trecho de uma das principais vias do município foi transformado em bota-fora gerando grande risco para os motoristas que trafegam naquela região. “Já chegamos a retirar doze caminhões de material desse local, mas após três dias, já estava tudo tomando por lixo e entulho novamente”, recorda Vitor Dias Campos, secretário municipal de Obras.

Outro ponto crítico fica bem na região central da cidade entre a Estação de Transbordo do Transporte Coletivo e os novos prédios de instituições federais. “Está em andamento o projeto para construção de um parque naquela área, mas enquanto isso convivemos com este problema. Constantemente é realizada a limpeza da área, mas o descarte clandestino não deixa de ocorrer”, explica Vitor Dias Campos.

A população deve dispensar este tipo de material em local apropriado. Em 2017 foi inaugurado o PEV na avenida Suiça, 1551 (esquina com Prefeito Alberto Moura), no bairro Nova Cidade. O local recebeu caçambas e uma estrutura para receber a entrega dos resíduos e destiná-los de forma correta. Podem ser depositados resíduos de construção, metais, galhos de podas de árvores e jardins, madeiras, móveis velhos, vidros, isopor e gesso.  Um PEV especial foi instalado na Estação de Transbordo do Transporte Coletivo (avenida Antônio Olinto) para receber pilhas, baterias, óleos, e garrafas pet. O descarte pode ser feito de segunda a sexta-feira, de 8h às 16 horas, e aos sábados de 8h às 12h.

Novos pontos de recolhimento de resíduos

A Prefeitura pretende inaugurar novos PEVs ainda este ano, os bairros contemplados serão: Jardim Primavera, Cidade de Deus, Titamar e Verde Vale. “Também vamos implantar um na Norte-Sul para acabar com aquele problema entre os bairros Orozimbo e Belo Vale. Precisamos que o cidadão coopere e dispense o material sempre no local correto”, comenta NadabAbelin, secretário municipal de Meio Ambiente

Denúncias contra quem joga lixo em entulho em locais públicos podem ser feitas pelo telefone (31) 3771-9441.

 

Fotos: Valdeci Oliveira

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS