Prefeitura vai promover a Jornada Municipal de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil

Prefeitura vai promover a Jornada Municipal de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil

A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, por meio da Secretaria de Assistência Social promove, a partir da próxima semana, a Jornada Municipal de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil. A programação começa na terça-feira, 12, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e será finalizado dia 3 de julho. Diversas ações, incluindo blitz educativas, capacitações para os profissionais da área e fóruns, serão realizadas em diversos locais da cidade. “Esse tema é de extrema relevância e precisa ser explorado, afinal se não cuidarmos de nossas crianças, estaremos abandonando o nosso futuro”, afirmou Leone Maciel, prefeito de Sete Lagoas.

A iniciativa busca conscientizar as famílias e a população sobre os efeitos desumanos do trabalho infantil. Crianças que são submetidas ao trabalho ficam expostas àlesões, deformidades físicas e doenças, sofrendo ainda com dificuldades para se relacionar afetivamente em razão dos maus-tratos recebidos por patrões e empregados, além de se afastarem da escola, devido à incidência de repetência.

Entre as causas apuradas em vários estudos, as crianças são forçadas a assumir responsabilidades, de ajudar em casa para que os pais possam trabalhar, ou indo elas mesmo trabalhar para ganhar dinheiro e complementar a renda familiar. Além da pobreza, muitas crianças são forçadas a trabalharpela opinião, comum em muitas culturas, de que as crianças devem compartilhar as responsabilidades da famíliaganhando remuneração fora de casa ou ajudando na administração do lar.

Além disso, o mercado facilita a incorporação da mão-de-obra de crianças. “Mesmo sendo a legislação brasileira avançada no sentido de proibir esse tipo de exploração, o país precisa aprimorar seu sistema de fiscalização para assegurar o seu cumprimento”,comentou, por meio de nota, a Agência de Notícias do Direito da Infância.

PROGRAMAÇÃO

12/06 – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – Blitz Educativa

Trabalho Infantil: vamos falar sobre isso

Local: Estação de Transbordo do Transporte Coletivo

Horário: 16h às 18h

 

15/06 – Blitz Educativa no Centro Comercial

Local: Rua, Senhor dos Passos, Rua, Doutor Pedro Luiz e Rua, Lassance Cunha

Horário: 16h às 18h

 

27/06 – Blitz Educativa Centro Comercial

Local: Rodoviária, Mercado Central e rua Monsenhor Messias

Horário: 9h às 11h

 

03/07 – Fórum Municipal de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil

Local: Auditório da Casa da Cultura

Horário: 08h às 12h30

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS