Formadoras de opinião de Sete Lagoas participam do livro “Mulheres, Semeadoras de Cultura”

Formadoras de opinião de Sete Lagoas participam do livro “Mulheres, Semeadoras de Cultura”

Os jornalistas Cecílio Elias Netto, Patrícia Fuzeti Elias e Arnaldo Branco Filho lançam no próximo dia 18 de junho, o livro MULHERES, SEMEADORAS DE CULTURA – com apoio da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas. O evento acontece às 19 horas, no Veredas Hotel. Editado em português e inglês pelo ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto, o livro tem o apoio cultural da Caterpillar, pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Na obra, os autores abordam a presença feminina ao longo da história da humanidade, destacando a importância da mulher como semeadora de cultura no cenário nacional e internacional. O tema é abrangente e – criteriosamente – retratado desde sua iniciação, com o surgimento da primeira mulher, Eva; num relato que vai de Madonna (a Santa) à Madonna (a cantora); de avanços culturais às conquistas sociais, com destaque ao protagonismo da mulher na educação, na ciência, na política, na religiosidade, na moda, na música, na pintura, no cinema, no teatro, na TV, entre outros temas.

O ponto alto de seu conteúdo editorial é o resumo de um ciclo de palestras e debates – sobre a influência da mulher na cultura – realizado em três cidades brasileiras: Sete Lagoas (MG), Piracicaba (SP) e Campo Largo (PR), sob a mediação de Andrea Zámolyi Park, diretora de Assuntos Governamentais e Corporativos da Caterpillar Brasil, e de Patrícia Fuzeti Elias, vice-presidente do ICEN e, também, autora da obra.

Em Sete Lagoas, o encontro contou com a participação de Juliana de Freitas, Regina Márcia Fernandino Fonseca Moura e Jane Paulino (como palestrantes) e Adriana Drummond, Adriane Branco Penna, Cida Couto, Dóris Camargo Martins de Andrade, Kaili Oliveira, Mariza da Conceição Pereira, Shirley Fonseca, Tatiana Teixeira Silva, Vanessa de Miranda Santos, Yara Guiscem e Luciane Venturini, consultora de Responsabilidade Social da Caterpillar (como debatedoras). O livro conta, ainda, com um artigo assinado por Dóris Camargo Martins de Andrade, e com a publicação de um painel de facilitação gráfica produzida por Adriana Drummond.

 SOBRE O ICEN 

O expressivo número de obras publicadas (como jornalista e escritor) e a posse de amplo material iconográfico da cidade de Piracicaba fazem de Cecílio Elias Netto um colecionador de rara expressão e grande fonte a todos que queiram aprofundar-se na história do município. Os mais de 40.000 itens, entre fotos, negativos, cartões postais, desenhos, gravuras, jornais, revistas e livros – abrangendo um período cronológico que se estende do século 19 aos dias atuais –, estimularam familiares e um grupo de amigos a imortalizá-lo, ainda em vida, com a criação de um instituto de pesquisa e desenvolvimento cultural que leva o seu nome, o ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto, entidade sem fins lucrativos, tendo como principal objetivo o cultivo e a propagação do cenário artístico, cultural, social e ambiental do município, através de ações múltiplas.

Presidido por Marcelo Fuzeti Elias, o ICEN firmou uma parceria com a B2 Comunicação, empresa dirigida pelo jornalista Arnaldo Branco Filho, e com menos de três anos de existência (foi fundado em 25 de agosto de 2015), vem cumprindo sua missão a todo vapor. Foi o responsável pelo movimento cultural que culminou no reconhecimento oficial do Dialeto e Sotaque Caipiracicabanos como Patrimônios Imateriais do município de Piracicaba, promoveu o 1º e 2º Encontros dos Caipiracicabanos, em 2016 e 2017, e – além da histórica trilogia sobre a cidade, escrita por Cecílio Elias Netto, formada pelas obras Piracicaba que amamos tanto (2015), Piracicaba, um rio que passou em nossa vida (2016) e Piracicaba, a doçura da terra (2017) – colocou no mercado a 6ª versão atualizada do Dicionário do Dialeto Caipiracicabano (Arco, Tarco e Verva), em 2016; a badaladíssima Piracicaba, a Florença Brasileira (Belas Artes Piracicabanas), em 2017; e 250 anos de Caipiracicabanidade (comemorativa aos 250 anos de Piracicaba), em 2018. Outras duas obras encontram-se em fase de produção: Rua do Porto, pia batismal de um povo e 100 anos da Imigração Japonesa em Piracicaba.

SERVIÇO

Lançamento do livro

MULHERES, SEMEADORAS DE CULTURA

Autores: Cecílio Elias Netto, Patrícia Fuzeti Elias e Arnaldo Branco Filho

Data: 18/6/2018 (segunda-feira), às 19h

Local: Veredas Hotel

Av. Prefeito Alberto Moura, 21.500 – Eldorado – Sete Lagoas – MG

 

ICEN – INSTITUTO CECÍLIO ELIAS NETTO

visite: www.icen.org.br e facebook: icen.org.br                                                                                        Marcelo Fuzeti Elias (Presidente): (19) 9.9901-2646                                                                                    Patrícia Fuzeti Elias (Vice-presidente e assessoria imprensa): (61) 9.9699-9691

Sobre o autor

COMENTÁRIOS