UNA: destaque em educação

UNA: destaque em educação

Unidade de Sete lagoas prevê expansão

A Faculdade Una de Sete Lagoas possui localização privilegiada e uma estrutura moderna e arrojada, além da excelência do corpo docente e um processo de aprendizagem diferenciado.

Conversamos com o Diretor Geral, Reinaldo Portela para saber a respeito da unidade Sete Lagoas. Reinaldo é formado em Economia, com especialização e Mestrado em Administração . Professor de pós e graduação.

 

Fanzini: Como é formado o corpo docente da Instituição?

Reinaldo Portela: Nosso corpo docente é formado por Mestres e Doutores com experiência de mercado. Una tem a preocupação de fazer esse casamento da titulação com a experiência de mercado. E a titulação também obviamente é fundamental, mas o professor e o docente, tem que ter a experiência da sala de aula. Muitas vezes você tem um mestre, um doutor, mas ele não tem o perfil da sala de aula, para transmitir aquela informação didática.

O nosso processo é rigoroso, além de avaliarmos a titulação do professor, nós realizamos um processo de entrevistas, de provas, de avaliação por banca., composto por dois, três profissionais. Avaliamos a postura do professor, presença em sala, didática. Feito isso e passando por todo esse processo, aí sim, inicia na faculdade, mas sempre avaliado.

Temos hoje 34 professores, sem contar, os professores da pós, pois, é uma rotatividade.

 

FZ: Como tudo começou?

RP: Para autorizar os cursos de graduação, o MEC exige que toda estrutura esteja pronta , salas, laboratórios, parte administrativa… E a partir daí fazem a visita e autorizam inicialmente 5 cursos.  Em 2014 o prédio ficou todo pronto e iniciamos com a pós-graduação.

A regularização da pós é diferente da regularização do curso normal. Ela ( pós-graduação) pode estar ligada a um outro centro. A nossa estamos ligados ao centro de BH.

Começamos a trabalhar a captação, e no 1º semestre de 2015, iniciamos com 8 cursos de pós-graduação e de lá, para cá já formamos mais de 200 licenciaturas com cursos da área de finança, negócios, engenharia de produção, marketing e controladoria. Sendo todas as aulas são presenciais.

Em 2016 1 º semestre o MEC autorizou a graduação. Um passo importante. Saiu a portaria no 1º semestre, no 2ª semestre iniciamos com a graduação, 5 cursos. Adm., eng. Mecânica, eng. civil, eng. de produção, arquitetura.

FZ: Quantos alunos a UNA tem hoje?

RP: Começamos com 50 e fomos crescendo. Hoje contamos com 800. Iniciamos com a cara e a coragem pois, eles liberaram a autorização muito em cima do vestibular. Não tivemos tempo de preparar FIES e PROUNI . Os alunos que entraram, foram sem financiamento. Hoje 80 % dos alunos tem o FIES ou algum outro tipo de financiamento. E não tínhamos nada de divulgação. Em 2017 outros cursos vieram: eng. Elétrica, Ciências Contábeis, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Pedagogia. Atualmente em torno de 900 alunos entre graduação e pós.

FZ: Como é a estrutura da faculdade?

RP: Nossa estrutura atual comporta 1500 alunos. Temos uma área de expansão ainda. O projeto final é para acolher 3000 alunos. A medida que os cursos vão maturando, a faculdade vai crescendo. Daqui a 3 anos, a estrutura estará pronta para receber toda essa capacidade de alunos.

FZ: Vocês pretendem implantar novos cursos?

RP: Sim. Psicologia para iniciar. Direito, projeto do curso com nota 5.  Aguardando do MEC para iniciar em 2019.

FZ: Sobre os novos cursos, o que você pode dizer?

RP: O vestibular de direito, estamos aguardando só a publicação no diário oficial, o que deve ocorrer nesse semestre. Iniciaremos provavelmente no 1ª semestre de 2019.

 

FZ: Como vocês escolhem os novos cursos?

RP: A escolha dos cursos, parte de uma pesquisa inicial, que avalia a região e a necessidade por área.  Analisando também as empresas, o perfil da população através de pesquisa estruturada.

 

FZ: Os alunos tem algum tipo de bolsa?

A Faculdade hoje tem financiamento próprio, UNA juros Zero. Muito semelhante ao FIES, só que o aluno não paga juros.  A UNA banca o Juros. O prazo parecido só que o financiamento é de 50%. A grande vantagem é que ele financia a metade, e paga esse valor depois de formado., sem juros. Trabalhamos com o Concurso de bolsas com descontos  a partir de 30%.  As melhores notas podem ganhar até 100% de bolsa.   É o prêmio aqueles melhores colocados. A gente vem colhendo bons frutos.

 

Nos nossos primeiros anos em Sete Lagoas, todos os alunos já tem garantida a bolsa de 20%. É uma forma de estimular.

 

FZ: Qual o diferencial da UNA?

RP: Temos um acompanhamento do aluno da entrada até a colocação no mercado. Temos um núcleo de acompanhamento formado por psicopedagogos e profissionais da área da educação que fazem este acompanhamento. Temos disciplinas obrigatórios que ajudam na formação deste profissional. Mesmo que seja um aluno de engenharia, ou de fisioterapia, eles vão ter essa disciplina que vai ajuda-los em seu projeto de vida. Que vai trabalhar temas como sociedade, cultura, diversidade, ou seja, é uma disciplina que prepara o aluno para a vida profissional. Temos a preocupação de formá-lo como cidadão.  Isso é muito importante, prepara-los para lidar com pessoas, além formar advogados, fisioterapeutas, pedagogos, de formar profissionais cientes de seu papel na sociedade.

 

FZ: Existe algum projeto na instituição?

RP: Projeto em andamento UNAAPAE- Evento esportivo. Trilhão. Valor de inscrições revertido à APAE.

Estimulamos os professores e os alunos a trabalhem projetos sociais, APAE, APAC, Vila Vicentina. Isso é muito importante pois, é uma forma de contribuir com a sociedade. Daqui a pouco vamos oferecer profissionais ao mercado, profissionais conscientes de sua formação, mas desde já, por que não usamos nossos professores, e também os discentes nessa construção? Isso por que faz parte da nossa visão, da transformação do país pela educação.

 

A UNA fica localização á  Av. Secretário Divino Padrão, 1411 – São Jorge

Contato: (31) 3235-7300

Facebook:  https://www.facebook.com/unasetelagoas/

Instagram: @una_sete_lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS