Secretaria de saúde apoia maio roxo

Secretaria de saúde apoia maio roxo

No próximo domingo, 20 de maio, a Prefeitura de Sete Lagoas, juntamente com Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apoiará o evento Maio Roxo, que é comemorado no mês de maio para divulgação e conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII).

O evento, que será realizado pela AMDII (Associação Mineira dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais) acontecerá no Parque Náutico da Boa Vista, das 8h às 14h, e contará com várias atividades como aferição de pressão arterial, atendimento ao público, bem como esclarecimentos necessários sobre as doenças e distribuição de brindes.

As DII são doenças autoimunes, o que significa que não são contagiosas e que não têm cura, mas tem controle com tratamento medicamentoso. E é certo que, quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de sucesso no tratamento de cada paciente. Ainda sem causa comprovada, essas doenças podem estar ligadas a fatores hereditários e imunológicos, podendo ser agravadas pelos hábitos de vida. Atingem ambos os sexos indistintamente e o diagnóstico acontece geralmente por volta da terceira década de vida.

Lei 22.831/2018

Em janeiro do decorrente ano os portadores mineiros tiveram uma importante conquista, a Lei 22.831/2018, que institui a Semana Estadual de divulgação e conscientização sobre Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) e a luta pelos direitos dos portadores dessas doenças.  Ficou estabelecido, através da referida lei, que na terceira semana do mês de maio acontecerá, anualmente, divulgação da Doença de Crohn e da Retocolite Ulcerativa.

A Doença de Crohn é uma inflamação séria no trato gastrointestinal com predominância no intestino delgado e grosso. É mais frequente entre os 30 e 40 anos, mas pode ser desencadeada em qualquer idade. Uma vez identificada, o tratamento é feito de acordo com a classificação da doença, reduzindo a inflamação e controlando os sintomas.

A Retocolite Ulcerativa é uma inflamação na mucosa do intestino grosso que se caracteriza por diarreia crônica com sangue e anemia. A ausência de lesões no intestino delgado é um dos fatores que pode diferencia-la da Doença de Crohn. Dependendo do caso, o tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico.

Ascom Secretaria de Saúde de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS