Metropolionline

CEREST realizou ações referentes ao Abril Verde

Durante o mês de abril, a equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhados (CEREST) de Sete Lagoas, realizou ações referente ao Abril Verde com promoção de encontros, palestras, seminários, debates, mobilizações sociais, em referência à segurança e à saúde do trabalhador.

O Abril Verde é um movimento que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. O movimento luta para marcar o mês de abril com a cor da segurança no calendário nacional.

A escolha do mês de abril ocorreu devido a 28 de abril ser Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nesta data, no ano de 1969, ocorreu uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também instituiu, em 2003, a data como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

A intenção é concentrar anualmente nesse período uma série de atividades, dando-lhes mais visibilidade e manifestações de apoio à causa. O objetivo é estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho e alertar para a importância de práticas que reduzam os números de acidentes.

Ações CEREST – Saúde Mental do Trabalhador

No dia 24 de abril, o CEREST participou da II Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) da Codesel. Essa participação teve o objetivo de sensibilizar os trabalhadores quanto à importância de utilizar práticas que favoreçam o bem estar no ambiente de trabalho. A psicóloga Camila Vasconcelos e a enfermeira Mariana Schreiber abordaram a redução da ansiedade e do estresse, promoção de autoconhecimento, a gratidão, o aumento da produtividade e da motivação em uma roda de bate-papo.

E no dia 28, o CEREST em parceria com a Itambé, realizou uma ação na orla da Lagoa da Boa Vista. A ação contou com uma demonstração da Ginástica Laboral, com uma série de exercícios físicos que tem como objetivo colocar o trabalhador, ou uma equipe de trabalhadores, em boas condições físicas e mentais para o exercício do trabalho diário. O objetivo foi conscientizar sobre a importância dos alongamentos e da atividade física na prevenção de lesões osteomusculares.

Após esta atividade, foi realizada uma caminhada em torno da lagoa, alongamentos para relaxamento da musculatura mais sobrecarregada e incentivo à adoção de hábitos saudáveis no trabalho e qualidade de vida.

Foto: Ginástica Laboral para os colaboradores da Itambé, na Lagoa da Boa Vista.

Por Ascom Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas