Como deixar de ser chefe e se tornar um líder positivo?

Como deixar de ser chefe e se tornar um líder positivo?

Cinco dicas que você deve seguir para comandar uma equipe com a excelência de um verdadeiro líder.

Lembre-se, um líder poder ser chefe, mas um chefe não é, necessariamente, um líder. Parece confuso, mas não é. Veja algumas das diferenças no quadro abaixo:

Chefe Líder Positivo
autoritário Compreensivo
centralizador Motivador
temido Respeitado
fechado Aberto
impõe Propõe
culpa a equipe pelos erros responsabiliza-se pelos erros
vangloria-se pelo que dá certo divide as glórias
colaboradores são subordinados colaboradores formam um time

Na teoria, parece fácil escolher qual coluna seguir, mas na prática a realidade é outra. . Segundo Flora Victoria, presidente da SBCoaching e a maior especialista em Psicologia Positiva Aplicada do País, embora muitos acreditem que liderança é uma habilidade inata, é possível desenvolvê-la com as ferramentas certas. E é, justamente, isso que o profissional deve buscar num mercado de alta competitividade, em que somente líderes de alta performance, capazes de motivar e engajar times, conquistam boas vantagens competitivas.

Se interessou? Então, confira algumas dicas da especialista:

Amplie seus conhecimentos

Ser líder é ajudar as pessoas a evoluírem, então, sem conhecimento, não há evolução. Por isso, é tão importante estar sempre atualizado sobre o mercado e buscar aperfeiçoar suas habilidades e as da sua equipe, seja lendo livros, assistindo a palestras ou fazendo novos cursos.

Seja cada vez melhor naquilo que faz

É necessário dar um feedback profissional a si mesmo e identificar os pontos que precisam ser melhorados. A busca pelo aperfeiçoamento é constante e o caminho pode ser um pouco tortuoso, mas os resultados valem a pena.

Pare de desperdiçar o seu tempo

O seu tempo vale ouro. Não gaste minutos ou horas fazendo tarefas de execução, delegue e use o seu tempo a favor do seu desenvolvimento e para entregar mais resultados. Defina as suas prioridades, faça um planejamento, divida as responsabilidades. Entregue aquilo que não for da sua função e dê autonomia aos seus colaboradores.

Faça o que ainda não fez

Sabe todas aquelas tarefas e projetos engavetados? Depois que organizá-las, definir as prioridades e delegar as funções, terá tempo para executar tudo o que precisa para ser um líder melhor.

A SBCoaching oferece um portfólio completo de treinamentos para você se tornar um líder positivo e produzir um ciclo de alta produtividade na sua equipe, transformar competências humanas em resultados comprovados, otimizar recursos para alcançar o topo da lucratividade empresarial, entre outras habilidades. Confira os cursos:

Formações da SBCoaching para aperfeiçoar a liderança:

Leader as Optimizer

Datas: 28 e 29 de junho, 1º e 2 de setembro

Positive Leader

Datas: 30 de junho e 1º de julho, e 30 e 31 de agosto

Leader as Coach

Data: 26 e 27 de julho

Skilled Leader

Data: 28 e 29 de julho

Local: sede da SBCoaching (R. Olimpíadas, 255, Vila Olímpia, São Paulo)

Mais informações sobre datas e valores: www.sbcoaching.com.br/

Sobre a SBCoaching (Sociedade Brasileira de Coaching)

Referência nacional e internacional de coaching, treinamentos e soluções de alta performance, é integrante do LIDE e tem 18 anos de mercado. Com mais de 30 mil formados em coaching, gestão, empreendedorismo, vendas, liderança e psicologia positiva, a SBCoaching tem 72 unidades em todo o País e também já prestou serviços e potencializou os resultados de cerca de 3 mil empresas. Conta ainda com um núcleo composto por profissionais com sólida formação acadêmica, dedicado à pesquisa e desenvolvimento, e responsável pela fundamentação de suas práticas, cursos, comprovações científicas das metodologias aplicadas e parcerias com universidades, institutos e pesquisadores reconhecidos internacionalmente. Mais informações: www.sbcoaching.com.br .

 

Categories: Carreira, Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS