Alunos da Rede Municipal disputam etapa nacional da Olimpíada do Raciocínio

Alunos da Rede Municipal disputam etapa nacional da Olimpíada do Raciocínio

Pelo segundo ano consecutivo, alunos de escolas públicas municipais de Sete Lagoas disputam a fase nacional da Olimpíada de Raciocínio Mind Lab. Uma equipe da Secretaria Municipal de Educação acompanha os estudantes das escolas Vasco Damião e Edson Abreu, em São Paulo, onde a competição reúne concorrentes de todo o Brasil neste fim de semana. “É motivo de orgulho nossos alunos se destacarem neste evento tão concorrido. Fiz questão de conversar com cada um no momento do embarque para agradecer o empenho e ainda para oferecer uma palavra de incentivo e carinho”, declarou o prefeito Leone Maciel.

A X Olimpíada de Raciocínio MindLab, competição entre estudantes que utilizam o Programa MenteInovadora, metodologia de ensino com jogos de raciocínio integrados à grade de aulas, que busca estimular o desenvolvimento de habilidades metacognitivas e socioemocionais. Mais de 100 escolas da rede pública e privada de todo o país competiram na seletiva da Fase Classificatória Digital, que prevê a realização de 5 mil partidas por meio da plataforma da empresa.

Serão duas equipes vencedoras na etapa nacional, uma da área pública e outra da área privada de ensino. Os alunos que ganharem a disputa participarão da Fase Internacional da MindOlympics em junho de 2018, na cidade de Antália, na Turquia, onde competirão com alunos de diferentes países que utilizam a metodologia que envolve a capacitação de professores e aulas dinâmicas, e é pioneira em auxiliar os alunos a traçar métodos e estratégias, lidar com a competitividade e trabalhar a resolução colaborativa de problemas. “Percebemos a importância do exercício das habilidades adquiridas na escola quando vemos o entusiasmo e o engajamento dos estudantes em relação a suas equipes durante a competição”, comenta a diretora pedagógica da MindLab, Sandra Garcia.

Os alunos foram para São Paulo com apoio da Secretaria Municipal de Educação. Os estudantes da escola Vasco Damião são Vitória Pereira Coelho, Isabella Gomes Costa Souza, Ana Lívia Pereira Pires, Tamires Lorrane Correia Rezende. Eles foram acompanhados da diretora Andrea Maria Laporte e da professora Débora Cristina Marques Grigorio. Da escola Edson Abreu participam os alunos Daniel Araújo de Oliveira, Gabriel Araújo de Oliveira, Samuel Araújo de Oliveira e Bianca dos Santos Coelho que foram acompanhados pela diretora Delma Maria Duarte. Ainda fazem parte da comitiva o secretário adjunto de Educação Gutembergue Ferreira da Silva, e as técnicas superiores de ensino Katia Fátima Marques dos Santos e Maria Aparecida dos Santos. “Sempre acreditamos na qualidade de nosso ensino e agora estamos colhendo os frutos de um trabalho sério da administração municipal e de nossos educadores. Parabéns aos alunos que, neste evento, vão representar nosso município”, comentou Gutembergue Ferreira da Silva.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS