Sete Lagoas se mobiliza por um trânsito mais seguro

Sete Lagoas se mobiliza por um trânsito mais seguro

Uma solenidade na manhã da última quarta–feira (2), na Casa da Cultura, marcou o início das atividades relacionadas ao “Maio Amarelo”, quando serão desenvolvidas diversas ações visando um trânsito mais seguro.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de prevenção e conscientização da sociedade. Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU), decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, maio se tornou o mês de referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. A cor amarela foi escolhida por ser uma referência de advertência e atenção.

O objetivo do movimento é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar os mais diversos segmentos – órgãos de governo, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada – para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

A marca que simboliza o movimento, o laço amarelo, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, como por exemplo, o laço rosa do combate ao câncer de mama.

Sete Lagoas mobilizada

A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, por meio das secretarias municipais de Segurança, Trânsito e Transportes, Educação e Saúde, com apoio da Superintendência Estadual de Ensino, está mobilizada para desenvolver diversas ações preventivas e educativas relacionadas ao trânsito, durante todo o mês de maio.

Durante a abertura do evento, o Secretário de Segurança, Trânsito e Transporte, Wagner Augusto de Oliveira, agradeceu aos parceiros e destacou a importância dessa mobilização. “Unidos podemos contribuir de forma efetiva para um trânsito mais seguro”, disse.

O vice-prefeito Duílio de Castro Faria também reforçou a importância de um trabalho de conscientização: “Não são só os condutores de veículos que precisam ter essa conscientização. Todo cidadãodeve expandir essas informações para que possamos contribuir para a redução dessa violência no trânsito”, enfatizou.

O prefeito Leone Macielreforçou que a educação e conscientização no trânsito é tão importante que deveria se criar na grade curricular uma matéria específica sobre o tema. “No Brasil morrem mais de 40 mil pessoas por ano em acidentes de trânsito, além, de um número muito mais elevado de pessoas que sobrevivem, mas com graves seqüelas. Vamos nos mobilizar cada vez mais para que todos contribuam de alguma forma para um trânsito mais seguro e essa educação e conscientização tem que partir das escolas, das famílias. Só assim conseguiremos mudar estas tristes estatísticas”, comentou o prefeito.

Na abertura do evento foram realizadas palestras com Jaqueline Bernardes, agente de Transportes e Obras Públicas do DEER; Ellen Braga do Departamento de educação ao Trânsito da Secretaria de Segurança e Trânsito de Sete Lagoas e Victor Augusto Peixoto da Polícia Rodoviária Estadual de Minas Gerais.

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS