7 Dicas para você BioHackear sua Qualidade de Vida

7 Dicas para você BioHackear sua Qualidade de Vida

VOCÊ precisa de uma FILOSOFIA DE VIDA!

Não adianta revirar os olhos dizendo que não… Mas não estou dizendo pra seguir as várias que estão no Instagram que pregam algo impossível!

Filosofia geralmente é algo associada à leitura de livros longos e chatos, quase em sua maioria livros impossíveis de entender, sermões infinitos e jogos de argumentação, mas isso não poderia estar mais longe da verdade.

Filosofar acerca de algo não é mergulhar em pensamentos!

Mas é SOLUCIONAR problemas tanto no plano mental quanto no plano físico como disse Thoreau.

E em termos de possibilidade de aplicação, especialmente nos tempos modernos, o estoicismo supera outras filosofias (desculpa, Ayn Rand).

O estoicismo foi utilizado por homens e mulheres há séculos para poder triunfar nas suas empreitadas e solucionar os seus problemas. Como disse Sêneca, um dos estóicos mais proeminentes, “filosofia nos ensina a agir, não a falar“.

  1. Mude o que você pode — esqueça o resto: A prática mais importante da filosofia Estóica é diferenciar o que podemos mudar do que não podemos. Sobre o que temos influência ou não. Como Epiteto escreveu: “A principal tarefa na vida é simplesmente identificar e separar assuntos para que eu possa dizer claramente a mim mesmo quais são externos e não estão sob meu controle e quais têm a ver com com as escolhas que eu realmente controlo”.
  2. Comece a viver: Essa é uma das sátiras mais memoráveis de Sêneca: “Você tem medo de morrer, mas o que é um trabalho chato, e assim por diante. Comece a viver hoje!
  3. Saiba quando seguir (e quando parar): “Pense naqueles que, não por falta de inconsistência, mas por falta de esforço, são muito instáveis para viver como eles desejam, e apenas vivem como começaram.” – Sêneca
  4. Pare e agradeça: Pense em todas as coisas que você pode agradecer hoje: que você está vivo, que você vive em uma época de paz, que você tem saúde e lazer o suficiente e ainda tem acesso a internet para ler esse artigo. Como Sêneca escreveu para seu amigo Lucínio: “Em todas as coisas, devemos tentar tornar-nos tão gratos quanto possível. ”
  5. Lembre-se: você nunca estará morto por dentro: Alguém pode acorrentá-lo, mas eles não tem o poder de mudar quem você é. Mesmo sob a pior tortura e crueldade que os humanos podem infligir uns aos outros, nosso poder sob nossa mente e nosso poder de tomar as próprias decisões mente e nosso poder de tomar as próprias decisões nunca poderá ser rompido. Como Epiteto disse: “Você pode até amarrar minha perna, mas nem mesmo Zeus poderá romper minha liberdade de escolha.”
  6. Sempre ame: Aqui Sêneca cita outro estóico: “Hécato diz: ‘Posso lhe ensinar uma poção do amor feita sem drogas, ervas ou feitiços especiais – ame para ser amado’”. Os Beatles reafirmaram muito bem isso séculos depois com a frase: “No final, o amor que você ganha é igual ao amor que você dá” (“In the end, the love you take is equal to the love you make.”). Não apenas política, não apenas tolerância, mas em nossas vidas pessoais. Não há quase nenhuma situação em que o ódio ajuda. No entanto, quase todas as situações ficam melhores com o amor.
  7. Não queime a vela de ambos os lados: Sêneca escreveu em seu artigo sobre a tranquilidade da mente que “a mente deve relaxar — ela voltará melhor e mais afiada após uma boa pausa”. A mente é um músculo e, como todo o resto, pode ser distendido, sobrecarregado ou deteriorado. Nossa saúde física é comprometida pelo excesso de esforço, falta de descanso e maus hábitos. Lembre-se: a vida é longa. Você será capaz de lidar com os momentos difíceis caso acenda a vela de ambos os lados? caso acenda a vela de ambos os lados?

Sobre o autor

COMENTÁRIOS