Sete Lagoas tem quatro escolas na 2ª edição do Programa Meu Primeiro Negócio

Sete Lagoas tem quatro escolas na 2ª edição do Programa Meu Primeiro Negócio

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), em parceria com a Secretaria de Educação (SEE) e a Junior Achievement, divulgou, na tarde desta quarta-feira, 18, o resultado final da segunda edição do programa Meu Primeiro Negócio, com a lista das 400 escolas escolhidas que receberão a iniciativa em 2018. As 400 escolas são de 199 cidades mineiras e foram selecionadas entre 808 instituições inscritas, de mais de 300 municípios.

Em Sete Lagoas, além de duas das três escolas estaduais selecionadas no ano passado, Edith Furst (Eldorado) e Ruth Brandão de Azeredo (Cidade de Deus), mais duas farão parte do programa este ano: Doutor Arthur Bernardes (Centro) e Prefeito Zico Paiva (Aeroporto). De acordo com o diretor da Escola Estadual Prefeito Zico Paiva, Denis Abreu, o resultado veio coroar um trabalho já feito na escola. “Nossos alunos já produzem e vendem produtos de higiene pessoal feitos a partir da laranja Kinkan. Agora temos biscoitos solidários, feitos para a Vila Vicentina, a partir de hortaliças, sob orientação de nutricionistas”, comenta o diretor. A proposta, segundo ele, é sempre inovar. “Hoje o mercado de trabalho precisa de inovação, de novas práticas para esses meninos se desenvolverem”, admite. O orientador escolhido foi o professor de espanhol Hector Vilanova.

Nas escolas estaduais que já participaram do programa no ano passado, continuam como orientadores das miniempresas os professores Washington Eloi Francisco (Ruth Brandão de Azeredo) e Simone Lopes (Edith Furst). Em Sete Lagoas, o Meu Primeiro Negócio conta com o apoio do Santa Helena Valley – ecossistema local de startups, tanto na divulgação quanto cedendo voluntários, palestrantes e mentores para as turmas. Outras cidades da região que tiveram escolas selecionadas foram Esmeraldas (4), Confins (1), Inhaúma (1), Paraopeba (1), Pedro Leopoldo (2), São José da Lapa (1) e Vespasiano (3).

Como funciona

O programa tem como objetivo promover a cultura empreendedora entre alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais, por meio da criação e gestão de empresas estudantis. A segunda rodada será realizada com a mesma metodologia utilizada no ano passado. Serão 12 semanas em que os participantes aprenderão conceitos de mercado, comercialização e livre iniciativa, sendo acompanhados por profissionais das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Como resultado, os jovens serão imersos em uma jornada de educação empreendedora do começo ao fim do programa, tendo, assim, a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho com mais capacitação.

Lista de espera

Além do resultado, também será disponibilizada uma lista de espera. Para prosseguir com o programa, as escolas devem indicar um professor responsável, via formulário digital, e, caso essa indicação não ocorra ou o professor indicado não esteja apto para receber as horas referentes ao programa, requisitos estabelecidos pela Secretaria de Educação, as escolas selecionadas serão substituídas pelas escolas da lista de espera, conforme ordem de classificação. A lista completa das escolas selecionadas e mais informações podem ser conferidas no site: meuprimeironegocio.mg.gov.br

Lista completa

Por Marcelo Sander

Sobre o autor

COMENTÁRIOS