Judoca Ramoni Toledo busca o ouro no Rio de Janeiro

Judoca Ramoni Toledo busca o ouro no Rio de Janeiro

A atleta mineira, que completou seu treinamento no Japão com apoio da Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation, mudou recentemente de categoria e tem como objetivo subir no ranking nacional

Nos dias 13, 14 e 15 de abril, a judoca Ramoni Toledo, que vem acumulando vitórias no tatame, irá disputar o Campeonato Brasileiro Região III (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), na cidade do Rio de Janeiro (RJ), no Parque Olímpico/Velódromo. “Meu grande objetivo é buscar o ouro nas duas classes e subir no ranking nacional”, afirma a atleta, que acredita que disputar o Campeonato Brasileiro Regional é uma boa base para avaliar a escolha da mudança de categoria.

Como diferencial para chegar à vitória, Ramoni Toledo destaca o treinamento intenso realizado no Japão, com incentivo financeiro da Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC). “Pretendo usar a luta mais técnica aprendida no Japão aliada a uma boa tática, pois é uma categoria mais pesada”. A atleta será acompanhada pelo coordenador de Judô da Usipa, Hevilmar Rocha.

Nascida em Ipatinga, no Vale do Aço (MG), a atleta da Associação Esportiva e Recreativa USIPA, patrocinada pela NSSMC, passou recentemente da categoria SUB-18 para a SUB 21 e SÊNIOR. Já na primeira oportunidade de disputar nas novas categorias, no Torneio Início Vespasiano de 2018, realizado em março, conquistou o 1º lugar.

 

Olimpíadas

Disputar as Olimpíadas de Tóquio, em 2020, é um dos sonhos da judoca. Para isto, a atleta tem se dedicado para as competições do calendário nacional que geram um ranking para as categorias de base e abrem o caminho para a seleção brasileira. A próxima disputa será a Taça Brasil de Juniores, que será realizada em maio.

O diretor da NSSMC, Osamu Nakagawa, acrescenta que acredita no potencial da atleta. “Estamos acompanhando o desenvolvimento da judoca e será uma grande alegria ter uma atleta patrocinada pela empresa nos jogos em Tóquio”.

Sobre Ramoni Toledo

A atleta começou a praticar o esporte aos 10 anos de idade por influência dos mestres japoneses do judô que treinavam na sua cidade natal. A oportunidade desses encontros foi viabilizada pelos constantes projetos de intercâmbio promovidos pela Nippon Steel, uma das principais acionistas da Usiminas.  Agora, aos 18 anos, a faixa preta da categoria sub 21 feminina treina para as competições internacionais. Entre janeiro e fevereiro, reencontrou antigos mestres e passou por um treinamento intensivo no prestigiado Clube de Judô Feminino da Universidade Teikyo, em Tóquio, no Japão. O clube foi fundado em 1994 pela famosa judoca japonesa Ryoko Tani – sete vezes campeã mundial e duas vezes campeã olímpica, sendo considerada pela Federação Internacional de Judô como a melhor atleta da história do judô.

 

Perfil da Ramoni Toledo 

・ Nome: Ramoni Valadares Toledo

・ Idade: 18 anos

・ Classes: Sub 21 Feminino e Sênior Feminina

・ Categoria: 78 kg (meio pesado)

・ Classificação: 1º DAN – Faixa preta – Shodan

・ Resultados:

–  Vice-campeã nacional de Judô em 2014 (Sub15)

–  Campeã sul-americana em 2014 (sub 15)

–  Campeã nacional de Judô em 2016 (Sub 18)

–  1º lugar no ranking de Minas Gerais Sub 18 – Peso médio (70kg)

–  3º lugar no ranking nacional Sub 18 – Peso médio (70kg)

–  1º lugar categorias “21 Feminina” e “Sênior Feminina – 78” do Torneio Início Vespasiano    de 2018

 

 Sobre a Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC):

No Brasil, está a 60 anos colaborando com a Usiminas e o Vale do Aço. E é, atualmente, uma das maiores acionistas da siderúrgica mineira. Fundada em outubro de 2012 por meio da fusão entre Nippon Steel Corporation e Sumitomo Metal Industries, Ltd., a Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC) é líder mundial em produção integrada de aço.  Produz uma ampla gama de produtos siderúrgicos de valor agregado, em mais de 15 países, assim como nas 13 usinas no Japão. A empresa enfatiza três áreas de negócios como áreas estratégicas chave: produtos de aço de alta qualidade para automóveis; recursos e energia; e engenharia civil, construção e ferrovias.  A NSSMC é um holding com cinco operações: siderurgia, engenharia, produtos químicos, novos materiais e soluções de sistemas.

 

Categories: Destaque, Esporte, Minas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS