Imposto de renda: dúvidas?

Imposto de renda: dúvidas?

O imposto de renda é um dos mais importantes tributos do país, sendo de competência federal, de forma que sua declaração é obrigatória para todas as pessoas que tenham recebido ganhos acima de um valor mínimo, pré-determinado pelo órgão fiscal encarregado.

Todos os anos, entre os meses de março e abril, os cidadãos brasileiros ou estrangeiros residentes devem declarar o Imposto de Renda (IR). Trata-se de uma declaração de ajuste, já que ao longo dos meses o contribuinte já tem o imposto retido (em sua totalidade ou parte) na fonte do pagamento ou de seu resgate.

O tributo que incide sobre a renda, investimentos e os bens do cidadão (seja ele um profissional autônomo, assalariado em carteira, investidor, pessoa física ou jurídica) tem abrangência federal. O cálculo de quanto o contribuinte tem de pagar de Imposto de Renda é determinado por faixas de rendimentos.

De acordo com o coordenador de Administração da Faculdade São Lucas, Clébio Billiany de Mattos, a vantagem de declarar imposto de renda é evitar problemas futuros, pois, a receita federal (órgão fiscalizador), tem em seu banco de dados todos os nossos dados, bens, imóveis ou automóveis adquiridos em nome da pessoa e principalmente a movimentação bancária.

Pequenos deslizes, incorreções e omissões não-intencionais na declaração do IR podem ser suficientes para reter o contribuinte na fila de espera por uma análise mais apurada. Não deixe para última hora!

Fonte: Receita Federal

A JF Assessoria está a disposição para demais esclarecimentos e entrega da declaração de IR!

Telefone: 3773 2710

Rua João Evangelista França, 238, Jd. Cambuí, Sete Lagoas-MG

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS