Seus dentes podem não ser naturalmente bem branquinhos, mas muita gente acredita que, fazendo clareamento dental, consegue alcançar um sorriso perfeito. Devido aos hábitos alimentares e ao envelhecimento, os dentes tendem a ficar mais amarelados e manchados. O clareamento se torna a melhor opção nestes casos. Antes de tomar qualquer atitude é importante esclarecer qualquer dúvida sobre a técnica. As dentistas Morgana F. Gonçalves eWalquíria R. Cristelli listaram alguns mitos e verdades deste tratamento que você precisa saber.
QUALQUER PESSOA PODE FAZER CLAREAMENTO DENTAL?
Mito. Todo paciente, a princípio, pode se submeter ao clareamento. Porém, temos algumas contraindicações que valem ser lembradas. O branqueamento não deve ser realizado em gestantes e lactantes, pessoas com restaurações extensas, pacientes com sensibilidade dentária, irritação gengival severa, fumantes de longa data e pacientes com condições pré-cancerígenas. Por isso, a avaliação de cada caso, é de extrema importância.
O CLAREAMENTO FEITO NO CONSULTÓRIO É MAIS EFICAZ?
Parcialmente verdade. Cada técnica tem suas vantagens e desvantagens. O tratamento no consultório produz resultados rápidos, porém exige que o paciente compareça as consultas para obtenção do resultado ideal. O clareamento de moldeiras apresenta resultados mais estáveis, porém mais lentos. A associação das técnicas combina o melhor dos dois procedimentos com um ganho de tempo e aumento da segurança, aliando as vantagens do tratamento no consultório com o de moldeiras.
QUEM FAZ CLAREAMENTO DEVE EVITAR CERTOS ALIMENTOS?
Verdade. Devemos evitar o uso ou ingestão de algumas substâncias, principalmente durante o tratamento branqueador. Vale destacar os alimentos com forte coloração como beterraba, chocolates e algumas bebidas como café e refrigerantes. Maus hábitos como fumar e ingerir bebidas alcoólicas com pigmentação também não são bem-vindos durante o tratamento.
O CLAREAMENTO DENTAL SENSIBILIZA OS DENTES?
Mito. O aumento da sensibilidade dental pode até acontecer durante o processo, principalmente com relação a coisas frias. Mas, atualmente, o gel clareador utilizado nos tratamentos possui agentes que minimizam a sensibilidade. E ainda assim, caso ocorra desconforto, a Odontologia hoje possui ótimas terapias dessensibilizantes que produzem excelentes e rápidos resultados.
O CLAREAMENTO DENTAL PODE DURAR ANOS?
Verdade. Porém, isso vai depender muito do comprometimento e dos hábitos do paciente. Devido ao envelhecimento natural da pessoa, dos alimentos e bebidas que consome, e até mesmo dos remédios ingeridos, novas manchas podem surgir com o passar dos anos, alterando a cor obtida no clareamento realizado. Contudo, um reforço do branqueamento resolve facilmente essas alterações de cor.
Morgana F. Gonçalves / Walquíria R.Cristelli
Cirurgiãs dentistas
A dentista Morgana F. Gonçalves é Endodontista pela São Leopoldo Mandic, pós-graduanda em Clínica integrada (Prótese/Dentistica/Periodontia) pela Universidade Federal de Minas Gerais e formada em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri.
A dentista Walquíria R. Cristelli é pós-graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais em Ortodontia Interceptativa/Ortopedia facial, pós-graduanda em Próteses Removíveis, e formada em Odontologia na 148º turma da UFMG.
Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho? Venha nos visitar no Instagram, no @mwodontologia .
Contato: MW ODONTOLOGIA – (31)37768321, (31)980461946.
Endereço: Rua Dr. Pedro Luiz, 210. Sala 704. Edifício Liberal. Centro. Sete Lagoas- MG