Profissionais da saúde se reuniram para o 1º Fórum Perinatal do ano

Profissionais da saúde se reuniram para o 1º Fórum Perinatal do ano

No dia 27 de março a Casa da Cultura foi palco para o 1º Fórum Perinatal de Sete Lagoas e municípios vizinhos do ano de 2018. O Fórum Perinatal tem por objetivo reunir profissionais da saúde, gestores e outros envolvidos na atenção à saúde materna e infantil, para debater sobre assuntos de interesse desse público.

“O Fórum Perinatal é um momento de extrema importância para que nós, profissionais, possamos agregar ainda mais conhecimentos, trocarmos experiências para trabalharmos em parceria, para melhorarmos a nossa assistência cada vez mais”, disse Ana Carolina Tostes Mendes, enfermeira da ESF São João.

Na oportunidade, foi apresentada para os participantes, a nova coordenação da Atenção Primária em Saúde (APS) e do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE – antigo CVV), dentre eles, o coordenador Gabriel Salum, os gerentes operacionais Giuliana Ferrari, Nathalia Trombini, Priscila Cardoso, Raila Vasconcelos, Thiago Boaventura e Luiz Otavio Souza.

Também estiveram presentes os integrantes da Rede Cegonha, Dra. Cintia Oliveira, Dr. Claudio Baptista, Dr. Aluísio Cabral, Carina Magalhães, Coordenadora da Maternidade Hospital Nossa Senhora das Graças, Gabriela França, da Superintendência Regional de Saúde, Terezinha Gomide, do setor de epidemiologia e Dr. Samuel Conrado, obstetra RT da Maternidade Hospital Nossa Senhora das Graças.

Durante o evento, a gerente operacional da regional Lagoa Paulino, Nathalia Trombini, apresentou os dados da APS de 2017, “A Atenção Primária tem passado por importantes mudanças organizacionais visando a padronização dos nossos serviços e melhoria da qualidade do atendimento ofertado. O foco inicial é a melhoria do acolhimento, pré-natal e realização de exame citopatológico do colo uterino nas unidades básicas de saúde”, completou Nathalia.

A Dra. Cintia Oliveira também apresentou o fechamento dos dados da Rede Cegonha de 2017 do CEAE e Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). Por fim, foi entregue aos representantes das unidades, a via impressa do Guia Rápido de Pré-natal de Risco Habitual. O protocolo também foi disponibilizado em formato digital para os demais municípios.

Após as apresentações foi aberto espaço para perguntas e sugestões.

O próximo Fórum está agendado para o dia 24 de abril, na Casa da Cultura com o tema Infecção do Trato Urinário (ITU) e Amniorrexe precoce.

Ascom Secretaria de Saúde de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS