O trabalho dela ajuda mulheres reais a se enxergarem como são: Lindas!

O trabalho dela ajuda mulheres reais a se enxergarem como são: Lindas!

Conversamos com a fotógrafa Clara Rocha sobre seu trabalho de empoderar mulheres através de ensaios fotográficos. O resultado é inspirador. Confira nosso bate-papo!

Como o empoderamento acontece através do seu trabalho?

Começa quando a mulher sente o desejo de ser fotografada. Vivemos numa sociedade onde nossos corpos e desejos sempre foram tão inferiorizados que algumas de nós têm dificuldade até de olhar-se no espelho, por exemplo. Por isso a ideia de se ver diante de uma câmera é algo tão empoderador. A fotografia nos permite experimentar como é libertador respeitar o próprio corpo, a própria história e ainda amar tudo isso. O empoderamento é justamente o respeito pessoal por quem você realmente é. Cada sorriso tímido, lágrima ou cada memória resgatada durante o ensaio, é uma oportunidade para que ela se lembre de sua luta pessoal para ser a mulher que se tornou.

De onde surgiu a ideia de realizar ensaios fotográficos empoderadores?

No começo, pela minha militância pessoal em questões que envolvam a liberdade da mulher. A fotografia se mostrava uma ferramenta de empoderamento muito incrível na vida das mulheres que eu fotografava, e isso foi uma experiência muito motivadora pra mim. Eu vi que quando uma mulher fotografa a outra, ela compartilha desse empoderamento de forma direta. Então dentro das minhas próprias inseguranças, até mesmo em ser fotografada, pude ver que as nossas fraquezas são muito parecidas enquanto mulheres e é muito fortalecedor saber que não estamos sozinhas. A fotografia de mulheres por mulheres, pra mim, é um exercício de sororidade.

Fotos: Portfólio Clara Rocha

Fale um pouco sobre sua visão da beleza feminina.

A beleza foi esmagada dentro de um molde que tentam nos enfiar garganta abaixo todos os dias. Porém, ela não é algo tangível para ser normatizada por uma determinada parcela de pessoas. Para mim, ela está diretamente ligada à nossa história, nossas experiências e a bagagem cultural que adquirimos com o tempo. A beleza está em toda a luta que você trava para se tornar a mulher que você é. Em um sorriso tímido de alguém pode haver uma carga de beleza enorme. A beleza está nas sensações que causamos.

Como a autoestima pode transformar a vida da mulher? Fale um pouco sobre o efeito do seu trabalho na vida das suas clientes.

A fotografia dá às pessoas a oportunidade para que elas se reconheçam. Essa é a substância do ensaio, na realidade. Com a fotografia de mulheres eu percebi que muitas de nós vamos, aos poucos, nos afastando de quem nós realmente somos. Nos negligenciamos e nos julgamos por não sermos quem os outros esperam que sejamos, por não conseguirmos abraçar o padrão que nos foi imposto, por não correspondermos à uma realidade física e psicológica que não nos cabe. Ir contra tudo isso é extremamente libertador. Ter amor-próprio é deixar de ser cruel consigo mesma e passar a entender e respeitar a sua própria luta.

Foto destaque: Davi Mello

Categories: Beleza, Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS