Cuidados Pet: alimentos livres de grãos são as melhores opções?

Cuidados Pet: alimentos livres de grãos são as melhores opções?

Os cuidados com nossos animaizinhos de estimação pela missão de alimentá-los de forma adequada. Mas aí vem a pergunta: Será que o alimento que oferecemos a nossos cães e gatos, lhe garante uma boa nutrição?

No mercado, está na moda os chamados, “grain free”, ou alimentos livres de grãos. Nos Estados Unidos, essa é uma tendência que crescendo desde 2007. É comum ao pensarmos na alimentação com a humanização dos alimentos com a introdução de verduras, frutas e tubérculos. Muitos acreditam que cães e gatos devem consumir os mesmos tipos de alimentos que eles. Porém, vale ressaltar que esses animaizinhos e nós, seres humanos, temos características genéticas, anatômicas e nutricionais diferentes, e, portanto, necessidades diferentes. Alimentar animais com os mesmos alimentos que usamos para nós, é condená-los a ter uma vida mais curta, com problemas de pelagem, por exemplo.

PESQUISAS

Além disto, como veremos a seguir, as pesquisas com cães e gatos demonstram que não há diferença do ponto de vista de digestibilidade e aproveitamento dos nutrientes entre os alimentos com grãos e os livres de grãos. A digestibilidade do amido é igual em cães, independentemente da fonte (à base de grãos ou livre de grãos). Vários estudos publicados no início deste século mostram a mesma digestibilidade do amido (maior que 98%) para alimentos para cães feitos com grãos (milho, cevada, arroz, sorgo, e trigo) e os livres de grãos (à base de batata, ervilhas, lentilhas, mandioca). Para gatos, a mesma tendência foi observada. Estudos mostraram digestibilidade similar do amido de ambas fontes de carboidratos, grãos (milho, arroz e sorgo) e livre de grãos (lentilha e ervilha). A digestibilidade do amido foi maior que 93%, mostrando que gatos podem digerir carboidratos de forma eficiente, se eles forem extrusados. Todas as fórmulas deste estudo tinham 35% de amido.

Os grãos são a base da alimentação humana e animal há milhares de anos. Os  ganhos de produtividade conseguidos ao longo dos anos os tornaram alimentos mais em conta. Retirar, sem razão, os grãos dos alimentos para animais de companhia irá resultar em alimentos mais caros e mais competição direta com a alimentação da humanidade, sem ganhos consideráveis para os animais de companhia.

FVO ALIMENTOS : 50 ANOS DE SUCESSO DE QUALIDADE

Desde a sua fundação, em 1967, o grupo empresarial ligado ao  agronegócio, hoje controlador da FVO Alimentos, transformou-se diversas vezes, acompanhando as evoluções tecnológicas e de mercado. Fizeram ou fazem parte deste grupo ao longo destes 50 anos, a DUMILHO S.A, SANTA MARTA AGRÍCOLA S.A., COMPANHIA GOIANA DE ALIMENTOS, COPERBRAS, ARMAZENADORA VIANENSE E A BASA ALIMENTOS.

O grupo controlador da FVO Alimentos foi um dos primeiros a produzir alimentos extrusados, alimentos úmidos completos e petiscos para animais de companhia no Brasil. Hoje, a FVO Alimentos tem a mais completa e diversificada linha de alimentos e petiscos para animais de companhia do Brasil, comercializados com as tradicionais marcas BOMGUY, FANNY, ZUPPY, PURUCA, DUDOGS, BOMGUYTOS, CHANIN, entre outras.

Somos também a maior produtora de alimentos de marca própria para animais de companhia do Brasil, produzindo para grandes empresas. São 50 anos de história criando emprego e riqueza, agregando valor as matérias-primas e co-produtos do agronegócio brasileiro. Nosso compromisso é produzir alimento de qualidade, com preço justo, para que seu animal de companhia seja longevo e saudável, proporcionando-lhe o máximo de alegria.

 

FONTE: http://www.fvoalimentos.com.br/porque-os-alimentos-livres-de-graos-nao-sao-melhores/

(Artigo de Ryan Yamka, 14 de agosto de 2017 traduzido e adaptado por FVO Alimentos)

 

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS