Abandonado há anos, Cine Rivello vai abrigar um complexo cultural

Abandonado há anos, Cine Rivello vai abrigar um complexo cultural

Em breve a cena cultural de Sete Lagoas pode viver um momento que certamente será classificado como um divisor de águas em sua rica história. Com apoio da Prefeitura de Sete Lagoas, está em adiantado processo de negociação uma parceria para a completa revitalização do Cine Rivello, um dos espaços mais tradicionais da cultura regional.

O Prefeito Leone Maciel, o Secretário de Cultura, Anderson Cleber Rodrigues, e o subsecretário de Cultura, Alan Keller, receberam na Prefeitura representantes da família proprietária da empresa Cinemas Ferrari, mantenedora do imóvel, e coordenadores da equipe técnica que será responsável pela concepção do Complexo Criativo Rivello. “Fico muito feliz por este projeto se consolidar aqui em meu gabinete. Não tenham dúvida que vamos colaborar muito para o seu sucesso”, afirmou Leone Maciel.

A proposta das empresas da área cultural garante o restauro, reabilitação e modernização do Cine Rivello. O projeto será coordenado pelo arquiteto sete-lagoano especialista em equipamentos culturais, Wanderson Ferreira, e o produtor e gestor cultural, Marcus Paullus. A dupla carrega em seu portfólio obras icônicas como as do Cine Teatro Brasil Vallourec (BH), Teatro Riachuelo (Rio de Janeiro), Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Palácio do Governo de Pernambuco (Recife), Museu de Arte do Rio de Janeiro, entre outros.

O Complexo de Economia Criativa prevê a implantação de um cineteatro, a criação de um espaço de coworking de 14 segmentos, sala de exposições, além de abrigar um café. As obras serão viabilizadas com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e executada por profissionais da própria cidade, como forma de geração de emprego e renda para a comunidade local. “Durante as obras serão desenvolvidas exposições temáticas, visitas guiadas, canteiro escola de restauro, além de palestras e workshops sobre Economia Criativa, envolvendo toda a comunidade no empreendimento cultural”, explica Marcus Paullus. “No momento inicia-se a fase de elaboração dos Projetos Técnicos e os estudos de viabilidade para aprovação no Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e demais órgãos técnicos da Prefeitura”, completa Wanderson Ferreira.

Desta vez a revitalização do espaço ganha uma perspectiva altamente viável o que permite vislumbrar uma nova fase para cultura local. “O Complexo Cultural Rivello irá suprir a demanda da cidade por uma casa de espetáculos digna para abrigar a produção artística local, bem como receber apresentações de teatro, música e dança de turnês de alcance nacional, dando oportunidade de acesso à população sete-lagoana em grandes produções culturais”, avalia Anderson Cleber, secretário de Cultura.

ASCOM Prefeitura de Sete Lagoas

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS