Sobe número de mortes por Febre Amarela em Minas Gerais

Sobe número de mortes por Febre Amarela em Minas Gerais

O Estado de Minas Gerais está em alerta e solicita empenho de todos no combate à Febre Amarela. No período de 01 de julho de 2017 até o dia 15 de fevereiro de 2018 foram confirmados 183 casos da doença em Minas Gerais. Destes, 76 evoluíram para óbito dos pacientes.

Entre os casos confirmados de Febre Amarela silvestre, 22 ocorreram em Mariana, onde foram registrados seis óbitos e até então é o município que apresentou o maior número de casos no período de monitoramento 2017/2018.

Do total, foram registrados 167 casos em pessoas do sexo masculino e 16 do sexo feminino. Dentre os óbitos, três foram do sexo feminino. Todos os casos foram confirmados laboratorialmente, e a média de idade entre as pessoas que contraíram a doença é de 48 anos. Até o momento, não há relato de vacinação para a febre amarela entre os casos confirmados.

A Secretaria de Estado de Saúde alerta que moradores, trabalhadores e visitantes de áreas rurais são considerados grupos de risco para a doença, pois é na área rural que o vírus costuma circular com mais frequência. Isso, no entanto, não exclui o risco de contaminação da população urbana, já que, nas cidades, a doença pode ser transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Além de manter os ambientes livres de água parada, que podem se transformar em criadouros para o mosquito, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação de toda a população contra a Febre Amarela. Tanto a Organização Mundial da Saúde quanto o Ministério da Saúde orientam que apenas uma dose, em toda a vida, é suficiente para proteger o indivíduo da contaminação, independente de quando ela foi tomada. Desta forma, se você ainda não recebeu a vacina, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa para atualizar o cartão de vacinação.

Vale lembrar, no entanto, que a vacina contra a Febre Amarela é contraindicada para bebês menores de nove meses, gestantes, mulheres em amamentação até a criança completar seis meses de idade e para pessoas portadoras de doenças que comprometem o sistema imunológico. Pessoas a partir de 60 anos de idade, indivíduos que nunca se vacinaram devem apresentar um relatório médico autorizando a vacinação.

Em Sete Lagoas não foram registrados casos de Febre Amarela. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando a vacinação. Nas últimas semanas, foram montados postos de volantes nas áreas rurais da cidade e mais de 300 pessoas, que ainda não haviam sido imunizadas, receberam a vacina, considerada fundamental para evitar que o vírus passe a circular na cidade, onde a cobertura vacinal ainda está abaixo do índice recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde que possuem sala de vacinação, com o horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Veja abaixo onde se vacinar:

 

Centro de Saúde Santa Luzia

Centro de Saúde Orozimbo Macedo

Centro de Saúde Manoa

Centro de Saúde Santo Antônio

Centro de Saúde Várzea

Centro de Saúde São João

Centro de Saúde Montreal

Centro de Saúde Progresso

ESF Esperança

ESF Alvorada

ESF CDI

ESF Eldorado

ESF Barreiro

ESF Fazenda Velha

ESF Catarina

UBS Luxemburgo

UBS Cidade de Deus

UBS Belo Vale

Por Ascom Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS