Baldim inaugura Centro de Apoio ao Turista

Baldim inaugura Centro de Apoio ao Turista

Contando com a participação especial da Banda Corporação Musical Santa Cecília, foi inaugurado, na tarde da última sexta-feira, 2, o Centro de Apoio ao Turista (CAT) de Baldim, município a 45 km de Sete Lagoas conhecido como a “Cidade do Doce”. Com apoio do Circuito das Grutas, a solenidade de inauguração contou com as presenças do prefeito interino Alex Vander de Souza Martins e da diretora municipal de Turismo, Izabel Cristina Carvalho, entre outras personalidades locais, artesãs e doceiras.

A presidente do Circuito das Grutas, Adriana Ferreira, falou sobre a importância do turismo para a região, destacando sua relevância para o desenvolvimento sustentável local e colocando a entidade “à disposição para tornar Baldim uma importante referência turística”. Já a diretora municipal de Turismo, Izabel Cristina Carvalho, anunciou esforços municipais no mesmo sentido. “Temos história, temos cultura, somos a Cidade do Doce e queremos fazer de Baldim rota turística importante, sobretudo para quem segue para a região da Serra do Cipó”, disse.

Corroborando com a diretora, o professor e espeleólogo (pesquisador de cavernas) Luciano Emerich Faria, palestrou sobre a Lapa da Forquilha, uma gruta local mapeada pelo “pai” da espeleologia e paleontologia brasileiras, Peter Lund, no século XVIII, e redescoberta recentemente. “Nessa gruta, ou lapa, Lund encontrou fósseis de animais pré-históricos e hominídeos, além de ferramentas e utensílios. Ela também foi utilizada por anos para exploração de salitre, matéria-prima da pólvora. A Lapa da Forquilha pode se tornar um grande atrativo turístico local e compor o circuito turístico das grutas, juntamente com a Maquiné, Rei do Mato e Lapinha”, sugere o professor.

Em parceria com o Circuito das Grutas, o município de Baldim deve realizar a partir de agora os trâmites necessários para transformar a área em região turística para que possa ser explorada de forma sustentável, visando garantir também a melhor conservação do local. Ao final do evento, o prefeito Alex Vander e uma das doceiras mais tradicionais da cidade, a senhora Tereza Menezes, descerraram simbolicamente a fita inaugural do CAT. Como não poderia deixar de ser, os presentes foram agraciados com doces artesanais locais.

Por Marcelo Sander

Categories: Cidades, Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS