5 benefícios para quem doa sangue regulamente (Inclusive emagrecer)

5 benefícios para quem doa sangue regulamente (Inclusive emagrecer)

Doar seu sangue proporciona a você uma mudança em seu corpo e  em suas células,  você se sentirá como um super humano! Essa semana resolvi escrever sobre a doação de sangue, após alguns estudos sobre o conceito  ao associar a pratica do ‘’biohacking’’ .

Lembrando que BIOHACKING é a mistura da biologia com ética hacker, dessa maneira oferecemos  a você a possibilidade de entender seu corpo de forma profunda , e assim encontrar soluções para que seu próprio corpo  consiga fazer coisas que não fazia antes, às vezes até coisas consideradas sobre-humanas.

A doação de sangue sempre foi muito discutida, e deixada de lado, apenas 6% da população mundial tem o hábito de doar. Hoje vou mostrar os 5 grandes benefícios dessa prática,  em especial para quem busca alta-performance é sim uma excelente prática!

#1  A Doação de sangue reduz o Risco de Doença Cardíaca!

Você sabia que doação de sangue reduz a viscosidade e a quantidade de ferro em seu sangue?

Eu especialmente não sabia desse beneficio, até começar a estudar a pratica de biohacking, aplicada a doação de sangue. Sabemos que o excesso de ferro é um problema grave, pois causa stress oxidativo no sangue, portanto se você tem excesso de ferro no sangue você tem uma missão incrível, doe e reduza 200 a 250mg de ferro em seu corpo, apenas com a doação de sangue!

Em um estudo recente, descobriu-se que doadores regulares de sangue (1 vez por ano) são 88% menos propensos a terem ataques cardíacos, essa informação pra mim foi muito importante, afinal na minha família tenho histórico cardíaco.

Essa medida não é tão útil para mulheres, para aquelas que menstruam, pois essas já perdem sangue todo mês. No entanto, em homens e mulheres que não menstruam, é um instrumento muito útil de controle da FERRETINA. Se o seu nível de FERRETINA já for baixo, não é tão recomendada a doação.

#2 A doação de sangue reduz o Risco de Câncer

Esse foi um dos benefícios que descobri , durante a minha pesquisa.Basta pensar que somos maquinas maravilhosas, logo o sangue é sempre produzido pelo nosso corpo, logo quando você faz uma doação de sangue ,o nível de radicais livres no sangue reduz consideravelmente.

Portanto a doação de sangue é um excelente detox para seu corpo, ela está associada também a uma redução na incidência de diversos tipos de câncer, incluindo câncer de fígado, pulmão, cólon e garganta.

Antigamente havia um mito que doação de sangue aumentava a incidência de câncer, mas esse mito já foi 100% desbancado pela ciência moderna, então não tem desculpa, borá pro detox!

#3 Mini-Checkup Gratuito

Você  só poderá doar sangue somente se estiver bem de saúde.

Por isso, ao doar sangue, é feita uma série de exames de verificação, sem custo ao doador, ou seja, você que busca fazer aquela economia, é uma ótima opção de mensurar a qualidade das suas células, plaquetas entre outras questões, um BIOHACKER tem prazer de medir, então mude seu ‘’mindset’’, e comece a fazer disso uma rotina da qualidade da sua máquina! Imediatamente antes do exame, você terá a oportunidade de saber sobre anomalias na sua pressão e no nível de HEMOGLOBINA.

Além disso, uma amostra do seu sangue é coletada, e são executados exames para detectar várias doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, contato prévio com hepatite B e C e vírus HTLV. Ainda: se você estiver na dúvida sobre qual o seu tipo de sangue, essa também é uma boa forma de testar para ter certeza.

#4 Redução do tecido Adiposo( Gordura)

Um BIOHACKER famoso, Tim Ferris, fez a seguinte experiência  (demonstrada em seu livro 4 horas para seu corpo) tomar uma quantidade de cafeína no café e cerca de 4 horas depois doar sangue.Ele fez o seguinte experimento,mediu por meio de uma máquina  a sua quantidade de tecido adiposo (  o exame DEXA, simplesmente o melhor exame de composição corporal que existe), e depois  após a doação de sangue refez o teste, o resultado?

Ele notou perda de tecido adiposo, correu pra conversar com algumas médicos , e chegaram a conclusão de que a cafeína facilita a perda desse tecido adiposo durante a doação, ou seja um excelente detox para  a qualidade do seu sangue e claro para perda de tecido adiposo.

#5 A Satisfação de Salvar Vidas

O que acontece quando sua máquina (celular, Computador, note) precisa de reparos? Você leva para o concerto e seu técnico, usa  outras peças de outros equipamentos não é? E porque isso seria diferente da sua máquina que chamamos de corpo? O sangue é uma ferramenta principal do nosso corpo,porque não doar um pouco, para reparos em outras máquinas de emoção como a sua? Você sabia que doar sangue pode salvar até 4 vidas?

Pare um pouco e pense: existe alguma forma mais fácil de causar um impacto positivo no mundo, de salvar tantas vidas? Doar sangue não custa nada, é super fácil e não dói nada. E, quem doa sangue sabe: o bem-estar e a satisfação de ter feito uma boa ação dá uma alegria nova ao seu dia, uma sensação de estar fazendo sua parte, e melhora muito o seu humor.

Apesar de todo mundo já estar careca de saber, eu tive que incluir esse item. Você sabia que doar sangue pode salvar até 4 vidas? Pare um pouco e pense: existe alguma forma mais fácil de causar um impacto positivo no mundo, de salvar tantas vidas? Doar sangue não custa nada, é super fácil e não dói nada. E, quem doa sangue sabe: o bem-estar e a satisfação de ter feito uma boa ação dá uma alegria nova ao seu dia, uma sensação de estar fazendo sua parte, e melhora muito o seu humor.

Na terça-feira (6/2) ás  15h participo de uma live transmitida nas páginas da  Fanzini  e da Metropoli no facebook falando sobre a prática da Filosofia Biohacking, dando dicas inclusive para a perda de peso!

Quer melhorar sua performance e perder peso com a FILOSOFIA BIOHACKING ?

Acesse  minhas redes nesse link abaixo:

linktr.ee/tiagogpereiraoficial

PS:

Existe um app que ajuda nesse cadastro de doadores,é da nossa cidade, se chama Partiu doar sangue..

https://partiudoarsangue.com.br/

Foto: Divulgação app #partiudoarsangue

Sobre o autor

COMENTÁRIOS